Carreta Cegonha de 23 metros

Recentemente, o Contran regulamentou a permissão para as carretas cegonhas circularem com comprimento de 23 metros, alterando dos atuais 22,40 mts.

Esse era um desejo da categoria já há algum tempo, afim de resolver os problemas da grande demanda de veículos, o aumento do tamanho dos carros em geral e multas emitidas com veículos excedendo o limite máximo de comprimento.

                                                   

Com a nova dimensão, alguns comentam que a manobrabilidade ficará comprometida, a ganância dos transportadores acabará acarretando em aumento de mais um veiculo transportado passando de 11 para 12 carros entre outros.

Mas o motivo do aumento não é esse, além de acondicionar melhor os veículos, assim como acontece nos EUA, onde o nosso amigo Youtuber Marcos Ténéré, tem na empresa onde ele trabalha carretas de até 80"( 24,80 mts), essas carretas melhoram consideravelmente o acondicionamento da carga, e ficam ainda ficam mais seguras contra danos aos carros zero.

                                         

 O principal motivo é devido ao aumento da demanda por cavalos com tração 6x2. Devido ao crescimento em tamanho e peso dos veículos do mercado, e o crescimento dos postos de pesagem pelo país, os cegonheiros se viram obrigado a migrar dos cavalos tocos( 4x2) para os trucados(6x2).

Porém, isso gerou outro problema. O aumento do comprimento do conjunto, mas rapidamente os fabricantes de caminhões correram atrás de solução para os cegonheiros e lançaram no mercado cavalos mecânico com entreeixos mais curtos, sendo de 3.000mm, 3.100mm e 3,200mm ao contrário do usado no mercado 3,500mm e principalmente 3,600mm.

Com esse novo comprimento autorizado de 23 metros, permite o transportador engatar um cavalo de 3,600mm sem exceder o limite da lei, facilitando a vida, já que essa medida de entreeixo é comum ao mercado e facilita na hora da revenda, além de tornar mais seguro a operação, já que os cavalos curtos tendem a serem mais instáveis em condições de pista molhada por exemplo. Ótima sacada do setor, não acham?

Postar um comentário

0 Comentários