Scania Super 11 litros

                     

Nos Ășltimos dias, temos acompanhado discussĂ”es e desdobramentos sobre o futuro dos propulsores automotivos — tanto em carros de passeio quanto em veĂ­culos pesados.

No setor automotivo leve, vemos a indĂșstria dividida entre trĂȘs caminhos principais: manter os motores a combustĂŁo, investir nos elĂ©tricos ou apostar em combustĂ­veis alternativos, como o hidrogĂȘnio ou os sintĂ©ticos. A transição energĂ©tica estĂĄ em curso, e as montadoras jĂĄ se movimentam para atender Ă s legislaçÔes ambientais cada vez mais exigentes.

No segmento dos caminhĂ”es, a mudança tambĂ©m Ă© inevitĂĄvel, mas o cenĂĄrio Ă© mais desafiador. A eficiĂȘncia dos motores a diesel ainda Ă© inegĂĄvel, principalmente para aplicaçÔes pesadas, de longa distĂąncia e em regiĂ”es com infraestrutura limitada para eletrificação. A dependĂȘncia global desse tipo de propulsor ainda Ă© muito grande.

Contudo, com as normas ambientais ficando mais rigorosas, os motores a diesel vĂȘm enfrentando uma sĂ©rie de restriçÔes. Para se manterem no mercado, esses propulsores estĂŁo cada vez mais sofisticados, com sistemas de pĂłs-tratamento e tecnologias embarcadas que exigem maior manutenção e cuidados operacionais.

Por isso, nĂŁo Ă© raro ouvirmos que estamos vivendo os Ășltimos anos dos motores a diesel. Mesmo assim, as fabricantes continuam investindo em novas geraçÔes desses propulsores, seja com atualizaçÔes incrementais ou com projetos totalmente novos — como Ă© o caso da nova linha Super da Scania.

O destaque fica para o motor de 11 litros e 5 cilindros, uma verdadeira usina desenvolvida para atender veĂ­culos mais leves da marca com mais eficiĂȘncia e menor consumo. É uma solução interessante, principalmente em paĂ­ses como o Brasil, onde o diesel ainda serĂĄ protagonista por muito tempo.

Se quiser conhecer mais sobre essa novidade, confira o vĂ­deo do pessoal da Bigtruck online magazine por enquanto, Ă© um dos poucos materiais disponĂ­veis sobre o assunto em portuguĂȘs.


             Clique no vĂ­deo aqui;
              

            

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios