Com a nova fase imposta ao Brasil para controle da poluição dos novos veículos pesados, surgiu varias novidades, uma delas é o OBD( diagnóstico on board), que no futuro será avaliado por empresas de controle ambiental, já que ele registra todo o funcionamento do sistema de pós tratamento.
A partir dele também o sistema toma medidas afim de evitar poluição do ar, como a redução de 40%do torque caso o motorista rode sem o agente redutor ARLA 32 por ex.
Veja algumas medias tomadas pelo sistema:
ESTÁGIOS DO OBD;
Até 2.0 g/kWh: dentro do limite de emissão da lei.
Entre 2.0 e 3,5 g/kWh: fora do limite da lei / nenhuma medida é tomada.
Entre 3.5 e 7.0 g/kWh: fora do limite da lei / a lâmpada de advertência acende no painel / haverá perda de torque após 48 h de funcionamento do motor.
Acima de 7.0 g/kWh: fora do limite da lei / a lâmpada de advertência permanece acesa no painel / haverá perda de 40% do torque, para caminhões com PBT( peso bruto total ) acima de 16 T.
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