Caminhão Mercedes-benz ou Volvo

                      

Quem me acompanha sabe que depois de alguns anos trabalhando com um Mercedes-benz Axor, passei para um Volvo FH.

A troca do MB 2544 pelo FH 460 foi bem racional, já que ambos os caminhões possuem o mesmo ano de fabricação e praticamente a mesma quilometragem.
O pessoal sabe que eu tenho um apreço pela Volvo, mas a escolha foi somente com base nos detalhes para melhorar a eficiência e produtividade do meu trabalho. O FH está atrelado a um conjunto Vanderléia (eixos espaçados) e apenas com isso, ganho cerca de 4.500 de carga. Eu que ganho por peso frete, é uma senhora diferença.

Por outro lado, para puxar esse peso a mais, o motor de 460 cavalos D13 da Volvo com torque plano, dá conta do recado.

Claro que a diferença entre os caminhões não param por aí. Mas já vou avisando, não é preferência apenas  por um ou outro, já que qualidades Existem em ambos os caminhões, e até diferenciais.

Eu digo isso, pois fui taxado por muitos no YouTube com sendo anti Scania. O que não é verdade! Eu sempre apontei os prós e contras, mas parece que o pessoal aí quer enxergar uma perfeição unânime que não existe.

Então vamos lá. É óbvio que o FH é superior em muitos detalhes em comparação ao Axor, já que ele é um caminhão intermediário, e o correto se fosse considerar uma comparação, seria com o Actros.

Nos detalhes, até no sistema de áudio que por sinal, uso muito, o Volvo é imbatível, inclusive oferecendo o rádio de fábrica, no MB somente nos mais novos.

O amortecimento da cabine do FH também é bem mais macia que no Axor, mesmo ele tendo evoluído e  ficado muito mais macio ao longo dos anos.

O espaço interno no FH também é maior, mas na acomodação da bagagem, eu encontrei espaço melhor no Axor, maleiros bem mais amplos. 

Em compensação, os porta trecos externos, no Axor são ridículos.

Na condução, o motor mais forte e a caixa I-shift bem esperta, torna o prazer de dirigir em um patamar acima do que é encontrado no Axor, mas em trechos de estradas precárias, e com acesso dificultado, o MB é mais trator, tirando de letra qualquer percalço no caminhão, o FH também vai bem, mas não igual ao Axor.

A capacidade de combustível no FH também é maior que no Axor e mesmo assim ele é mais leve por não possuir cubos redutores e a caixa automatizada ser bem compacta. O FH também é mais econômico, me rendendo uma boa distância sem precisar abastecer.

O ruído interno no Volvo também é melhor, sendo que no Axor, as vezes pode-se ouvir o som do vento se chocando com a cabine. 

Na parte de iluminação, acredito que a Volvo perde para qualquer concorrente, a noite a luminosidade dos faróis é ruim enquanto no Axor é excelente.

Enfim, eu poderia pontuar muitos mais coisa sobre os dois caminhões, tendo alguma dúvida, é só perguntar abaixo nos comentários.

Finalizando, eu saí de um caminhão muito bom, bem equilibrado e passei para outro que está sendo considerado como referência e não é a toa.

Com base na minha realidade de trabalho, considero que eu tenha feito uma boa escolha na troca dos caminhões.

Um abraço e até a próxima postagem.

Postar um comentário

0 Comentários