Comentando sobre o consumo de diesel do Scania R440

Nestes ultimos dias alguns amigos e seguidores me pediram pra comentar minhas impressões sobre o desempenho e principalmente sobre o consumo de combustivel do caminhão que trabalho atualmente, o Scania R440 4x2 automatizado. Achei muito interessante este pedido, ja que o diesel esta entre os maiores custos desembolsado pelas empresas.
Bom antes tenho que comentar que o Scania esta entre os modelos mais econômicos do mercado. E isso é graças a uma característica dos motores Scanias. Sim, são motores duráveis, faceis de manutenção, confiáveis e desempenham bastante torque, porém falta neles uma boa dose de elasticidade. E é exatamente isso que de certa forma o ajuda a ficar relativamente econômico, pois quem trabalha com veiculos da marca sabe que em uma subida por exemplo, caso ocorra algo no aclive como um veiculo mais lento atrapalhando por exemplo, dificilmente retornará a velocidade anterior, ja em outras marcas como MB, Volvo, Iveco e etc, na mesma situação, se você pisar eles irão responder quase que imediatamente, mas claro, isso terá um preço, e é justamente o aumento do consumo.
Enfim, o R440, é bem equilibrado, tem seus defeitos e virtudes, no geral consigo tirar boas médias, devido ao fato de tirar proveito ao maximo da tecnologia embarcada.
Atualmente consigo médias na faixa dos 3km/l, mas claro outras operações estes numeros podem ser quase impossíveis. Mas o que posso afirmar é que ele ficou bem mais ecômico e andador em comparação ao Scania 420 cv ainda da família Euro3.
Caso tenham outras dĂşvidas ou outras perguntas dentro deste tema, sĂł perguntar, e responderei assim que conseguir.

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Teria na frota, pois combustĂ­vel Ă© custo fixo, deixava o caminhĂŁo rodando e eu pescando na AmazĂ´nia.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Estou num dilema.

    Pretendo adquirir um caminhão, estou em duvida entre MB2544, SCANIA 440, FH440 e outros modelos mais potentes. e também quanto se é melhor traçado ou simples, com redução de cubos ou sem!

    Pretendo botar num bi-caçamba! o uso vai ocilar entre dentro de fazendas e treçhos medio/longo de asfalto!

    puxe vai ocilar entre graos, pedra, calcario e areia!

    Oque vc me recomendaria?

    Abraço

    Att


    Alessandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, amigo. Nesse seu caso não precisa de grande robustez, portanto sem redução de cubos. O bitrem exige 6x4 para modelos de 2010 acima, os modelos 2544/2644 e FH440 são desta época, o R440 euro 5 somente a partir de 2012. O 2544/2644 tem 2100Nm e 428HP enquanto o FH440 tem 2200Nm e 440HP.Eu recomendaria, tecnicamente, o axor, pois é mais barato e é possível fazer melhores médias de consumo por ter menos torque máximo e 16 marchas.
      moisesjhon.oliveira@yahoo.com.br

      Excluir
  3. Meu nome e Ricardo sou inventor venho aqui deixar um video para que voce possam ver se caso puder me ajudar a divulgar agradeco desenvolvi a 10 anos uma tecnologia para vc fazer seu combustivel atraves de oleo queimado hidraulico transmissao qualquer um deles se pode obter gasolina querosene e diesel https://www.youtube.com/watch?v=BVTjeyzMxbA

    ResponderExcluir
  4. Estamos com planos de comprar um cavalo 4x2 pra puxar carreta dois eixos, no maximo 25ton. Com qual cavalinho vou conseguir fazer maior media, distancia aprox 1200 km, posso gastar sĂł no cavalo de 80 a 110 mil. Qual sugestao ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma G380 amigo vocĂŞ custo que cabem dentro do seu bolso e uma economia Ăłtima no Diesel e um valor muito barato...

      Excluir
    2. uma G380 amigo vocĂŞ custo que cabem dentro do seu bolso e uma economia Ăłtima no Diesel e um valor muito barato...

      Excluir
    3. Se vc quiser ganhar dinheiro começa com um 6x2 com graneleira 3 eixos, de preferência Vanderleia grade alta, que vc consegue abranger um nicho maior de carga, pois leva carga seca, granel, bobina e container com a mesma carreta.

      Excluir
    4. Não esquecer que quanto mais novo o caminhão, mais fácil de arrumar carga, peocura um cavalo acima de 2008 e a VW tem o 25-320 ou 25-370 em um preço bom, ou o MB actros 2546 que e pau pra toda obra, nã esquecer também do seguro do caminhão, do rastreamento, e da gerenciadora de risco que facilita muito pra arrumar cargas boas...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado muito bom o seu artigo eu tirei umas duvidas q.tinha?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, minha pergunta Ă© para fins de trabalho acadĂŞmico
    em termos médios, qual o consumo de um caminhão trabalhando em canavial (maior carroceria possivel, aqui se fala do tipo treminhão ou bitrem). O mesmo caminhão, com carroceria tanque (para transporte de etanol) e ainda carroceria bau para transporte de açúcar, teriam em média, qual consumo de diesel?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde estou pensando em comprar um FH 440 2009 com um milhão de kms automático será bom negócio um tiro no pé?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde estou pensando em comprar um FH 440 2009 com um milhão de kms automático será bom negócio um tiro no pé?

    ResponderExcluir
  10. Uma dúvida qual o cavalo mecanico mais indicado para puxar Cegonha como seria as configurações desse cavalo mecânico e a respeito de média qual modelo

    ResponderExcluir
  11. Estou em dúvida em qual comprar por favor alguém me ajude. Pretendo puxar carreta 3 eixos ou vanderléia. Qual a melhor opção 6x4 ou 6x2, levando em conta a segurança nas descidas e subidas e consumo. Viagens longas. Não penso em bitrem pelas restrições. ABS

    ResponderExcluir
  12. Qual o peso que estava para conseguir essa média ?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde;aqui Ă© o Edilson de Balsas -MA. E eu queria tirar uma dĂşvida com vocĂŞs,quantos litros Ă© a reserva do caminhĂŁo scania R440?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! estou pretendendo comprar um caminhĂŁo canavieiro... qual seria a marca e modelo adequado?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Estou em duvida entre o Scania R440 e o R480.
    trecho medio, em torno de 500km, peso em torno de 40ton, trecho rodoviario.
    Qual seria o mais indicado para esta operação, levando em conta o custo beneficio?

    ResponderExcluir
  16. Preciso de um auxilio. Tenho um r440 2015 automatico fazendo a linha nordeste com uma vanderleia de 33toneladas e o motorista trabalha respeitando a pressao do turbo no medio. E mesmo assim o consumo esta muito alto. O que faço qual a maneira correta de usar esse caminhao em alto guro ou baixo giro? Estou perdida me ajudem o que esta acontecendo??

    ResponderExcluir
  17. Olá boa tarde dirijo um FH 440 faço 2.5 meus patrao querem mais ando com peso de balança e tbm bm menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem lógica estás médias
      Tenho quatro conjunto cendo dois Scania 440 e dois volvo 440 no no caçamba não roda vazio mas só peso balança nem um passa de de 1.80

      Excluir