Nestes ultimos dias alguns amigos e seguidores me pediram pra comentar minhas impressões sobre o desempenho e principalmente sobre o consumo de combustivel do caminhão que trabalho atualmente, o Scania R440 4x2 automatizado. Achei muito interessante este pedido, ja que o diesel esta entre os maiores custos desembolsado pelas empresas.
Bom antes tenho que comentar que o Scania esta entre os modelos mais econômicos do mercado. E isso é graças a uma característica dos motores Scanias. Sim, são motores duráveis, faceis de manutenção, confiáveis e desempenham bastante torque, porém falta neles uma boa dose de elasticidade. E é exatamente isso que de certa forma o ajuda a ficar relativamente econômico, pois quem trabalha com veiculos da marca sabe que em uma subida por exemplo, caso ocorra algo no aclive como um veiculo mais lento atrapalhando por exemplo, dificilmente retornará a velocidade anterior, ja em outras marcas como MB, Volvo, Iveco e etc, na mesma situação, se você pisar eles irão responder quase que imediatamente, mas claro, isso terá um preço, e é justamente o aumento do consumo.
Enfim, o R440, é bem equilibrado, tem seus defeitos e virtudes, no geral consigo tirar boas médias, devido ao fato de tirar proveito ao maximo da tecnologia embarcada.
Atualmente consigo médias na faixa dos 3km/l, mas claro outras operações estes numeros podem ser quase impossíveis. Mas o que posso afirmar é que ele ficou bem mais ecômico e andador em comparação ao Scania 420 cv ainda da família Euro3.
Caso tenham outras dĂşvidas ou outras perguntas dentro deste tema, sĂł perguntar, e responderei assim que conseguir.