Polêmica sobre a obrigação do cavalo 6x4 no bitrem

Realmente é uma polêmica este assunto, dividindo as opiniões de quem esta diretamente ligado ao setor de transporte rodoviário. Ao longo dos últimos anos o bitrem veio se disseminando pelas estradas Brasileiras, se tornando um ótimo aliado do transportador, pois além de estável e com boa capacidade de manobra, ele possui grande capacidade de carga permitida.
                                                               Carreta Wanderléia
Mas com a nova resolução 210, implantada desde janeiro de 2011, é proibido tracionar bitrens com cavalos trucados(6x2). Muitos transportadores reclamam dizendo que seus custos aumentaram, muitos deles partindo para a carreta Wanderléia( eixos espaçados). Embora o valor de um caminhão 6x4 seja maior, com ele reduz-se os custos com pneus de tração, e ainda pondero outro fator,  a segurança, cansei de ver bitrens subindo a serra patinando o eixo de tração! Com o traçado isso não acontece.
Mas como eu mesmo disse, este assunto é polêmico, mas admiro muito os representantes da G10, um dos maiores utilizadores de bitrens no pais, formadores de opinião, falando abertamente contra o cavalo 6x4, somente pensando nos custos de aquisição, sem pensar na segurança, mas vejo que esta mudando. Na época da implantação, muitos fugiram da obrigação de comprar cavalos traçados, partindo para o eixos espaçados, mas como este dá muito mais manutenção em estradas precárias, muitos estão voltando a operar os bitrens e aderindo ao cavalo 6x4.

                                                 Cavalo 6x4 no bitrem tanque
Mas ainda assim, existem transportadores a frente de seu tempo, e sempre utilizaram cavalos traçados no uso de bitrem! Ex; A transportadora Rombaldi, sempre pensando na segurança da carga, de seus funcionários e sociedade "num" todo, ponto para eles.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Mais que novidade as empresas transportadoras pensarem apenas nos custos, isso sempre foi regra no Brasil. Absurdo é essa lei não estar em vigor a muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. tem que ser traçado mesmo so quem trabalha com esse tipo de veiculo e que sabe as dificuldades em alguns momentos com a traçao 6x2.o 6x4 e muito mais seguro.sem duvida os custos sao maiores esse e o maior problema em se tratanto do frete que e pago no brasil.

    ResponderExcluir
  3. quero saber se é obrigatorio um cavalo mecanico novo ser traçado ou posso engatar um trucado em bitrem.

    ResponderExcluir
  4. Wagner boa noite, qual o melhor Cavalo 6x2 do mercado, na tua opinião independente do ano. Custo x benefício segurança, dirigibilidade e economia, etc...

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AMIGO! QUAL A MELHOR AQUISIÇÃO EM TERMOS DE MARCA PARA O 6X4...

    ResponderExcluir
  6. esse elio resan deve ser mais um tapado q fica atras da mesa fasendo lei p roubar nos brasileiros e um absurdo diser q um cavalo mecanico tem q ser traçado p puxar bitrem...pq nao critica a segurança pubrica q na cidade d sao paulo roubao em media 80 caminhoes por dia e ninguem fais nada pq nao vao atrais d faser uma lei p acabar com isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! O que acontece e que o dono do caminhão fica mais preocupado com o medo de perder o caminhão para os ladrões. O cara tem que comprar o caminhão e ainda ter um dinheiro em caixa para cobrir um seguro e um possível roubo!

      Excluir
  7. e akela lei q o bitrem so vai roda das 6.00 da manha as 6.00 da noite so vai pode roda este horario eh verdade

    ResponderExcluir
  8. O cavalo com traçado tem as vantagem e a desvantagem pega uma estrada que tem arreia com ele vazio vai pulando ate parar e o cem traçao ergue o truk vai embora de boa

    ResponderExcluir
  9. O cavalo com traçado tem as vantagem e a desvantagem pega uma estrada que tem arreia com ele vazio vai pulando ate parar e o cem traçao ergue o truk vai embora de boa

    ResponderExcluir
  10. O cavalo com traçado tem as vantagem e a desvantagem pega uma estrada que tem arreia com ele vazio vai pulando ate parar e o cem traçao ergue o truk vai embora de boa

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Alguém tem caminhão cavalo 6 X 4 para rebocar bitrem tanque para aferição em Curitiba/PR
    Tel para contato 3384-299 - 9 9983-7823

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde pessoal sou novo nesse seguimento de pesados!Na verdade sou motorista de onibus;minha opniao sobre o assunto e que as unicas difereças que vejo e que 6x2 ja nao poderia puchar uma 9 eixos se tratando da lei independente da potencia e menos seguro, ja o 6x4 se enquadra em todas as configurações!posso estar enganado mais essa e minha opniao,obrigado e me desculpem se falei bobeira,pois sou motorista de onibus rodoviario e estou querendo mudar de setor de transporte!

    ResponderExcluir