Restrição incentiva uso de VUC`s

Transportadoras estão se armando contra as restrições aos caminhões na cidade de São Paulo trocando os veículos pesados, que transportam até 40 toneladas de carga, pelos VUC`s(veículo urbano de carga), que comportam até 4 ton`s.
A mudança do perfil de veículos começou  a ocorrer em 2008, quando todo o centro expandido da capital passou a ser restrito das 5h às 21h, e intensificou-se com as proibições nas marginais Pinheiros e Tietê e em outras 27 vias.
A venda desse tipo de veículo comercial foi a que mais cresceu na fabricante Iveco, por exemplo. No último ano, aumentou 45%.
Na Kia Motors, o VUC respondeu por 28% das vendas na cidade em 2011--em 2009,era 15%.
Segundo Celso Salgueiro Filho, diretor administrativo da Expresso Mirassol, transportadora com sede em Guarulhos, desde que começaram as restrições, a empresa investiu cerca de R$20 milhões acrescentando 120 VUC`s e outros 80 utilitários à frota de então 400 caminhões pesados.
O consumo de combustível na empresa aumentou em três vezes.
Agora a transportadora estima que trocará de 20 a 30% dos caminhões por VUC`s para o abastecimento dentro da cidade, principalmente se o  prefeito Gilberto Kassab(PSD) mantiver a promessa de liberar o trânsito desse veículo em todos os horários.


PRÓS E CONTRAS


especialistas divergem sobre a vantagem da troca de caminhões pesados pelos de menor porte.
Horácio Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transporte, calcula que um caminhão com capacidade média de 20 toneladas tenha que ser trocado por cinco VUC`s.
"Vai criar um efeito multiplicador que só tende a aumentar trânsito, poluição, acidentes e o valor do frete."
Já o especialista Sergio Ejzenberg diz que outras vantagens do veículo mais leve compensam, como a facilidade que eles têm para estacionar e o fato de não ocuparem mais de uma faixa das ruas.
A Secretaria Municipal de Transportes vê a substituição com bons olhos,porque os VUC`s são menores, mais ágeis e têm acidentes de menor impacto para acidade, segundo a pasta.



FONTE: Folha

OPINIÃO; Na minha opinião, esta claro que estas restrições são um verdadeiro equivoco, tentando encobrir má administração publica, e é fácil apontar um culpado para o trânsito caótico, e manter uma postura de um verdadeiro ditador, enquanto continua a cultura do carro particular de uso desordenado. Se investir em sistemas excelentes de transporte público e sem desvios de verba, teremos sim, alguma solução, e não medidas descabidas e "prá lá" de paliativa! Durante estes dias, em observações na Marginal Tietê, o transito mostrou-se normal, com ou sem caminhões, pelo menos nesta parte restrita aos veículos comerciais, mesmo sem deixar outra alternativa, pois as obras de conclusão do Rodoanel estão atrasadíssima, percebe-se, que dentro ou fora do horário, o transito não sofreu grandes alterações, ou seja, ali esta provando que a culpa não é dos CAMINHÕES.

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2 Comentários

  1. Esssa lei é um equivoco completo, se fosse trocar 6 por meia duzia ainda estava bom mas não é assim. Nosso prefeito despreparado e os eleitores da capital paulista mais despreparados ainda por elegerem Gilberto Kassab como prefeito.

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  2. Muito mais que um equívoco: só pode ser uma manobra politica mal intencionada. Ninguém em sã consciencia passeia com 25 t de mercadorias por aí,a toa. Transporta-se porque será consumido, ora ora. Se tirarmos 1 veiculo grande e substiturmos por 6 pequenos, o que vai melhorar? Só tende a piorar, pois o custo kg/km transportado subirá muito, serão 6 equipes para descarregar, consumo de combustivel explodirá, custo seguros, a poluição então nem se fala... De outro lado, pensando no futuro: que se obrigue a descentralização dos armazens das zonas centrais, se ofereça uma opção de transito aos pesados de passagem, melhorem transporte ciliar coletivo para diminuir particulares de passeio nas vias, enfim existem muitas opções para aplicar antes destes "decretos eleitoreiros" que o sr. Kassab anda pavoneando pelo terreiro. Seu estrelismo não lhe permite enxergar que: proibir transito de pesados nas marginais é tão insano quanto retirar os postos de abastecimento do limite urbano. Ou ele acha que transportar de kg em kg custa menos que em toneladas? Administrar assim, até o meu totó sabe... o país precisa de gente competente no comandoe não de quem joga o problema para o cidadão se adequar, dar "seu jeito"... e depois ainda vão buscar "doações" pras campanhas....Acorda SP,acorda Brasil !!!!

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