Scania X Volvo

Não é de hoje que a briga entre as duas tradicionais fabricantes do mesmo país de origem, a gelada Suécia, se enfrentam e causa polêmica como pessoal do trecho, e não se limita somente ao Brasil! Se você perguntar na própria Suécia qual é a melhor marca, o assunto rende varias horas, tenha certeza disso.
Por aqui no geral, o pessoal tende a preferir o Scania, mas na prática quem utiliza esses caminhões estão reconhecendo as virtudes do Volvo, tanto é que em 2010 e 2011, o FH assegurou o posto de pesado mais vendido. No mundo a briga é com o motor mais potente, na época quando o Scania estava com seu R620 V8 brigando com o FH16 700, entusiastas da marca do grifo defendia, dizendo que o motor V8 era mais vigoroso e fazia frente aos 6 cilindros do FH16, o que não era verdade, e depois que a Scania lançou seu poderoso R730 e a Volvo veio com o 750, não quiseram admitir que os 20 cv a mais do Volvo faziam diferença, mas o fato é seguinte. Os engenheiros da Volvo conseguem sempre uma façanha, que é retirar muita força e potência de um motor com arquitetura 6 em linha convencional, e teoricamente, um motor V8 tem uma sobra melhor de recursos para apresentar mais potencia, mas comparando ambos os modelos, dá para reparar que a faixa de torque do Volvo é bem mais ampla que o Scania, por isso, quando os "Scaneiros" defendiam que o R620 fazia frente perante o 700, era ao contrário, o 700 antes do 750 batia de igual para igual com o 730, e quando lançaram o FH16 750, o reinado veio de vez, e permanece até hoje.

Testes  realizados na Europa recentemente, comprovaram o bom desempenho semelhantes de ambos os modelos( na época o R730 contra o FH16 700), agora é esperar pelos próximos modelos batendo recorde de potência, e não podemos esquecer das outras concorrentes!

Postar um comentário

38 Comentários

  1. Scania r 800 e 1000 já estão chegando

    ResponderExcluir
  2. prefiro Scania, jamais trocaria por Volvo mas respeito os caminh~eos da Volvo, questão de gosto

    ResponderExcluir
  3. na verdade eu prefiro scania tenho 189 caminhoes 124 520 mais a volvo e melho em conforto podem comparar

    ResponderExcluir
  4. É isso ai tambem tenho 55 fh 440 e tenho 78 scania g 380 p 420 por isso o volvo tem mais conforto.

    ResponderExcluir
  5. Os 2 tem qualidade, acredito que seja uma questão subjetiva, muitos motoristas que sempre andaram de Volvo não se adaptam em Scania e vice versa. Uma coisa que aprendi com motorista profissional: caminhão não é só andar e subir, existem inúmeros fatores, necessita estudo para adquirir um veículo. Eu não posso ficar em cima do muro, prefiro Scania, devido a sua mecânica, consumo, preço, etc. Mas gosto de Volvo também, vejo que ele é mais acertado, não muita coisa, mas é; outro ponto pra Volvo é que oferece potência alta num 6 cilindros, e o V8 é muito bom, mas exige perícia, eu teria em minha frota, com toda certeza, e para concluir, não existe veículo ruim e o fator humano infuencia muito.

    ResponderExcluir
  6. na realidade o que eu quero saber é o custo beneficio falar de caminhões de 700 cavalos é facil com certeza são otimos caminhões agora reparos preços de peças consumo isso sim é comparativo Emerson sorocaba sp

    ResponderExcluir
  7. Evidente que 700 hp superam 620, até uma criança enxerga isso, eu teria os dois modelos. Não vejo como façanha do Volvo, é lógica de engenharia, só dar pressão positiva de turbo e combustível, instalação de sensores como MAF por exemplo, e consegue-se administrar toda a potência. O D16 tem curso maior e diâmetro maior, é como numa briga, tendo um forte e dois médios, o lance pode se igualar ou até mesmo o homem forte perder.

    Continuem lendo sobre motores no meu post:

    http://mundodospesados.blogspot.com.br/2013/11/volvo-fh16-750-x-scania-r730.html

    ResponderExcluir
  8. Rapaziada, é + ou menos assim, A scania pelo menos na rota da br 364, tem fama de conforto, + qd se trata em Força, Combustível e preço, a volvo supera o scania facilmente, meu pai era fanatico por scania, e criticava o volvo, + qd meu pai foi pra uma boca de duro com um fh12 380 2003/2004, os r470 NÃO ERAM CAPAZ DE ACOMPANHAR O FH, só no asfalto, + os fh's 460 novos da empresa, deixam os 470 tomando poeira, porém n tiro os meritos do scania, + pra mim o volvo é superior... e é bem lógico que não é pq o caminhao trabalha em v8, que ele vai superar um com maior n de HP, porem um v8 com + hp, com certeza será + potente =) abraço a todos

    ResponderExcluir
  9. tenho 1016 FH em minha frota, e 988 scania, e estou trocando todas as scanias por volvo, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Já dirigi as duas, são duas maquinas mais se temho que escolher sou mais a Scania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo o volvo anda mais e mais acertado mas a cabine do Scania e mais bonita e mais macio kkkk acho q e mais uma questão de gosto mesmo

      Excluir
    2. Concordo contigo o volvo anda mais e mais acertado mas a cabine do Scania e mais bonita e mais macio kkkk acho q e mais uma questão de gosto mesmo

      Excluir
  11. ponto de vista..tem que avaliar o consumo,custo de manutenção,conforto,valor de revenda,valor de depreciação,reposição de peças,facilidade de financiamentos,pós venda,assistencia..tudo influencia na opniao de qual caminhão é o melhor..é claro que cada um vai puxar sardinha pra marca que possui.quem tem volvo,évolvo.quem tem scania,é scania.eu seria mais um fh,minha opnião...potente,boa economia se souber operar e tirar o melhor que o bruto oferece,durabilidade,torque ,robusto,bonito e guenta arrocho..ponto negativo..custo manutenção alto.

    ResponderExcluir
  12. O dono do blog já disse em vários videos do you tube que é volveiro não adianta ele dá pela volvo mas tem que se entender uma coisa volvo só presta novo depois de alguns anos começa um problema atrás do outro e só problemas grandes e caros de reparo já scania dá problemas também como todo caminhão mas são problemas pequenos e baratos de concertar em 2000 todo mundo dizia que FH e NH eram os melhores caminhões da época já os 124 todo mundo dizia que não prestava hoje 15 anos depois vejam quantos 124 ano 2000 circulam pelo brasil e quantos FH e NH ano 2000 rodam pelo brasil muitos mais 124 mesmo com má fama vc abrir a boca pra vender vende facil já volvo se botar pra vender demora um tempão para achar quem compre fora a depreciação hoje um FH 2000 inteiro custa em torno de entre 80 e 110 mil enquanto um 124 de 120 ate 150 empregado geralmente gosta de volvo mas patrão e autônomo que são quem realmente entende de caminhão e pensa no futuro por isso é quem manda a maioria prefere scania

    ResponderExcluir
  13. vejam do que um scania 500 é capaz https://www.youtube.com/watch?v=X7Y0htZjE3U

    ResponderExcluir
  14. Eu so dono da fabrica da scania e estou conprando a volvo de tao bom q é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK, boa, gostei! Taí uma solução, assim agregaria mais desempenho e tecnologia das novas gerações de motores mais avançados, pois nisso a Scania anda atrás atras até de MB e Iveco!!!

      Excluir
  15. Boa noite estou com uma dúvida Crüel qual comprar volvo fm 370 ou Scania p360 ? alguém poderia me ajudar. os dois com baixa km Scania 172 mil e o volvo 152 km rodados

    ResponderExcluir
  16. Os dois 2013 do mesmo proprietário e mesmo valor??

    ResponderExcluir
  17. Os dois 2013 do mesmo proprietário e mesmo valor??

    ResponderExcluir
  18. Boa noite estou com uma dúvida Crüel qual comprar volvo fm 370 ou Scania p360 ? alguém poderia me ajudar. os dois com baixa km Scania 172 mil e o volvo 152 km rodados

    ResponderExcluir
  19. FOI PERGUNTADO A UM DIRETOR DA VOLVO O MOTIVO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO DO VOLVO SER TÃO MAIS CARO, ELE RESPONDEU ASSIM... QUANTAS VEZES UM VOLVO VAI PRA OFICINA E QUANTAS VEZES OS CONCORRENTES VAO PRA OFICINA DURANTE SUA VIDA UTIL??? AINDA FICO COM O SCANIA

    ResponderExcluir
  20. ola boa noite no proximo ano vou comprar um cavalo mecanico e estou em duvida sobre a volvo 380 ou a scania 380 qual vcs indica para um iniciante? e um 380hp buxa um bitrem graneleiro?

    ResponderExcluir
  21. ola boa noite no proximo ano vou comprar um cavalo mecanico e estou em duvida sobre a volvo 380 ou a scania 380 qual vcs indica para um iniciante? e um 380hp buxa um bitrem graneleiro?

    ResponderExcluir
  22. ah e as outras concorrentes iveco man e wolks o que vcs me falam sobre custo beneficio agradeco desde ja

    ResponderExcluir
  23. So mais o v constellation 25 370

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um FH 440 e um 400 e um VM 310.
    Não quero saber de Scania e nenhum um outro genérico qualquer. Caminhão é Volvo! O meu 400 tá com 1.100.000 Km rodado. Não baixa uma gota de óleo e nenhuma gota de água. Vai se caminhão assim na casa do chapéu.

    ResponderExcluir