Evolução das transmissões de caminhões

Já faz algum tempo que os caminhões vem se destacando perante as carros no quesito conforto, segurança e funcionalidade, mesmo porque se pensar somente a nível Brasil, temos caminhões fabricados aqui, com equipamentos não encontrado em nenhum veiculo produzido no país, mesmo os mais luxuosos( mais raro ainda), mas de toda a tecnologia que anda aumentando nos cargueiros, um que se destaca é sem dúvida a transmissão!




Não é nenhuma novidade que as caixas automatizadas( manuais com trocas robotizadas sem interferência do motorista) vem aumentando em números suas vendas, mas não é só ela que esta evoluindo, até mesmo as tradicionais com alavanca e pedal de embreagem estão tendo sua evolução. Hoje é comum avistar caminhões Volvo com suas caixas eletrônicas I-Shift, aliás vende mais que o manual, também, existe a opção da Scania, que ao contrário da geração anterior, a nova caixa Optcruise, têm a opção sem pedal de embreagem, a Iveco disponibiliza o seu modelo Eurotronic, com uma fantástica transmissão ZF de 16 velocidades automatizada, mas não se limita a estas não, por outro lado as fabricantes que somente possuem em seu catálogo as caixas manuais, também passaram por melhorias, como também no caso da própria Iveco, que disponibiliza a ZF de 16 velocidades, porém manual, mas com melhorias na embreagem, deixando tão macia quanto de um carro, e a Ford, que até pouco tempo, disponibilizava caixa não sincronizada, agora sai totalmente sincronizada, facilitando a vida do estradeiro, já a VW para facilitar a vida do condutor mudou o sistema de trambulação das suas caixas, antes com o cansativo sistema de duplo H, com a famosa batida de caixa, passou agora a ser de H sobre posto, onde as caixas alta e baixa, são engatadas nos mesmos posicionamentos. A Mercedes-benz que também usava o sistema de duplo H, tinha passado para um sistema de joystick, e agora no Euro 5, oferece boa parte da sua gama pesada com a transmissão totalmente automatizada, portanto a evolução já esta presente, o negócio é acompanhar a tecnologia e tirar o máximo de proveito do equipamento!

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