APU(auxiliary power unit) em caminhões

Nos modernos aviões de médio e grande porte, muitas vezes estacionados em solo ficam com luzes, ar condicionado e outros equipamentos ligados e algumas vezes sem ligação por cabo algum externo, portanto sabem de onde vem a energia?
Geralmente na traseira das aeronaves existe um motor a reação idêntico aos usados para propulsão dos aviões, as famosas turbinas. E ela basicamente é idêntica aos motores que movimentam a aeronave, a diferença que ela não empurra a aeronave, somente gera energia para a mesma e é abastecida pelo mesmo combustível do avião.
E além de fornecer energia para o sistema de A/C e luzes, ela também gera ar comprimido e energia para a partida dos reatores principais. E nos EUA devido ao clima rigoroso de calor e principalmente inverno,existem por lá os APU para caminhões, que basicamente são semelhantes aos dos aviões, também gera energia e é abastecido com o mesmo diesel da motorização do veículo, veja baixo dois vídeos curiosos mostrando o sistema registrado por Marcos da Série Caminhão nos EUA;




Postar um comentário

0 Comentários