Dúvidas sobre o agente Arla 32



Ultimamente com a entrada da nova fase ambiental Conama P7 ou Euro 5, entre as novidades o que mais se comenta e surge dúvidas, é sobre o Arla 32, mesmo porque ele mudou a rotina do caminhoneiro pelo fato de agora, além de ficar atento ao abastecimento do diesel, também não poderá esquecer de abastecer o veículo com o agente Arla 32. E devido ao agente surge muitas dúvidas sobre o manuseio, características e função, por isso venho através do blog tentar esclarecer um pouco do que eu sei sobre o assunto, lembrando que o que irei relatar é com base no que eu aprendi sobre o produto, espero ajudar o pessoal, e caso eu me equivoque sobre algo, peço ajuda também para quem conhecer á fundo.
Bom, antes de esclarecermos tudo, precisamos saber o porque da existência dele. Com a nova fase ambiental, os veículos á diesel, precisaram sofrer mudanças técnicas bruscas afim de atenderem os novos limites de emissões, e para isso, receberam um pacote de equipamentos, entre eles o Arla 32, mas ele sozinho não resolve nada, entre as tecnologias presentes, existem duas opções, a EGR e a SCR, a primeira atende melhor os veículos de pequeno porte e a segunda os maiores e mais potentes


O que é EGR?

EGR, significa em tradução direta, recirculação dos gases do exaustor, pois os novos veículos para atender os novos limites, precisaram sofrer mudanças no sistema de injeção, para reduzir o material particulado ( responsável pelas doenças respiratórias e cancerígenas ), e funciona basicamente através de uma válvula que controla a abertura para a passagem dos gases nos tubos de recirculação, assim, ao circular, reduz a temperatura dos gases, e ao ser injetado novamente na câmara de combustão aliado ao sistema de injeção mais eficiente, reduz significativamente os limites de emissões, depois disso, passa por um catalizador que efetua o resto do serviço, e neste sistema o Arla 32 não é necessário.

O que é SCR?

SCR na tradução direta significa Redutor catalítico seletivo, e ele esta presente nos novos veículos, como o EGR não é eficiente para os veículos maiores, além de agregar peso com o sistema de recirculação, o SCR, é a solução, e funciona assim; Ele trata a fumaça produzida pelo motor após a queima interna, e o Arla 32 não trabalha sozinho, vamos passo a passo.
Muitos estão sabendo da venda do novo diesel S-50, obrigatório para os novos caminhões, pois ele possui menos teor de enxofre, diminuindo a poluição, além de não agredir os equipamentos do novo sistema. a nova geração de motores tanto EGR como SCR, sofreram mudanças no sistema de injeção, diminuindo o material particulado e reduzindo ainda mais com o novo diesel.

O que é Arla32?

O Arla 32 não é aditivo, não é inflamável e também não é tóxico,  trata-se de um agente composto por uma mistura de água desmineralizada com 32% de Uréia automotiva, na Europa é chamada de AdBlue e nos EUA de DEF.


Mas porque o uso de Arla 32?

Bom, depois da queima do combustível dentro do motor acontece uma curiosidade, pois quanto mais eficiente o motor na redução do material particulado, maior a concentração de NOx, responsável pela chuva ácida, aí que entra o Arla 32, pois ao ser injetado na fumaça em altas temperaturas, ele sofre uma reação, transformando a uréia em amônia, e ao entrar no catalizador, sofre uma outra reação, transformando a amônia em vapor d`água, reduzindo assim boa parte da poluição.

Onde o Arla 32 fica armazenado?

Bom, como já sabemos que o Arla32, trata a fumaça, e não o diesel, ele fica em um reservatório independente, sem contato algum com o diesel, por isso mesmo, o bocal de abastecimento possui um diâmetro diferente á do diesel, para evitar erros e assim, contaminar o sistema.

O Arla 32 pode ser substituído por outro agente?

Nunca! O Arla 32 é fundamental para o bom funcionamento dos novos caminhões, e assim continuar atendendo os limites de emissões, um problema que aconteceu na Europa, foi o uso de Ureia agrícola, causando danos irreversíveis ao catalizar, e nem queira saber quanto custa um catalizador dos novos pesados.
E por incrível que pareça, pelo fato de o Arla 32 se transformar em amônia em contato com a fumaça em altas temperaturas, ocorreu casos de alguns condutores, abastecer o tanque com urina, por concentrar as mesma propriedades, porém em níveis totalmente diferentes, causando danos da mesma forma.

O Arla  32 possui alguma limitação técnica?

Unica limitação, é o fato de o agente congelar em baixas temperaturas, cerca de -10°, mas como em baixas temperaturas os níveis de NOx, estão ainda baixos, cria- se tempo para que o agente aqueça e continue efetuando o serviço, pois ele é equipado com mangueiras de aquecimento, aproveitada do sistrema de arrefecimento do motor do veículo.

E se esquecer de abastecer o tanque de Arla 32?

Sem o Arla 32, o sistema não fica completo, e o caminhão deixa de atender os limites, e existe um sistema de controle chamado OBD, que acusa a falta do agente, tirando 40% de torque do motor após 48 Hs sem o agente, interessante que conversando com o Marcos da Série caminhão nos EUA, ele relatou que lá, o veículo trava ao acusar a falta do agente, bem provável que o mesmo aconteça por aqui, com a entrada da norma Euro 6.

Espero ter conseguido esclarecer algum pontos, e qualquer dúvida ou cometário, fique á vontade para se expressar.

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Wagner ótimas explicações, mas tenho uma curiosidade, vc menciona que o Arla 32 poderá congelar a temperatura de -10° C, será que nos paises onde há neve este sistema do Arla 32 tem um pré-aquecimento nesta epoca do inverno ?

    vlw..abçs

    Zigfilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, além das mangueiras do sistema de arrefecimento do motor que aquecem o Arla 32, ele possui uma resistência que aquece o encanamento por onde passa o Agente.

      Excluir
  2. Muito boa a matéria.
    Take care,
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. por que ssi o carro nao engetar o arla 32 ele perde forçao o que leve a nao engetaçao do arla 32 meus onibus estao apresentando muito esse poblema.

    ResponderExcluir
  4. Não injetar pode ser vários fatores, mas a perda de força é realizada pelo próprio computador do veiculo, unidade ECM.

    ResponderExcluir
  5. Uma medida muito boa contra a poluição, agora uma informação que eu estou estudando há algumas semanas, já existe um módulo inibidor do Arla, coisa de brasileirinho mesmo...

    Só faltou mencionar o significado de ARLA: Agente Redutor Líquido Automotivo, o 32 significa esse numeral em ureia desmineralizada, além de um gráfico, no resto está bem explicado, boa iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. eu tb já estou sabendo sobre esse módulo inibidor, tem um cara que anda anunciando no facebook, que desliga qualquer caminhão por 800,00. Brasileiro estraga tudo!!

    ResponderExcluir
  7. boa tarde mi responde uma duvida eu tenho uma frota de caminhão da mercedes e ao rodar 300 mil km eles entupirão usando arla 32 da ipiranga porque vcs saberia mi responder

    ResponderExcluir
  8. Porque o caminhao perde 40% do torque?

    ResponderExcluir
  9. Porque o caminhao perde 40% do torque?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um micro com esse sistema já fiz por duas vezes a limpeza do tanque do arla 32 Msm assim meu carro fica cada vez,mas fraco o que posso faze agora...

    ResponderExcluir
  11. Rodar sem o arla 32 pode danificar a bomba injetora?

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber pq a arla q fica no tanque de inox q coloquei com o tempo de 20dias ela fica turva parecendo lama pq acontece isso enrolando o filtro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O companheirismo andou e composto por água e ureia a ureia é um produto químico e corrosivo em contato com o aço inox a ureia reage

      Excluir
    2. O AndBlu é composto por água e ureia. Em contato com. O inox ela reage por ser corrosivo

      Excluir
    3. P tanque do rala precisa ser de material ñ corrosivo

      Excluir
  13. Aqui quando o arla 32 acaba o módulo do ADBLUE envia um sinal para o módulo motor pra ter uma perca de 40% de potência do motor mim confirmar se é assim que funciona

    ResponderExcluir