Conexão de ar entre o cavalo mecânico e a carreta

Como muitos ja devem saber, trabalho na transportadora Maroni. Uma empresa de grande porte. E por isso mesmo a renovação de caminhões e carretas é constante.
E foi justamente por isso que surgiu algo interessante a se comentar. Esta semana fui designado a buscar baús na Randon, fornecedor da empresa, e ao sair da garagem, o responsável pelo patio logo avisou: "Passe no almoxarifado e leve os pinos da carreta!". Ele se referia as conexões do engate rapido, igual ao da foto anexado nesta postagem, enfim, chegando na Randon pude entender o motivo. Pois a fabricante somente oferece as carretas com a tradicional conexão chamada popularmente de mão de amigo, que é a mesma utilizada nos EUA, fui perguntar o motivo e o representante me informou que era norma, e o sistema de engate rapido está fora do padrão e não é reconhecido pelo Inmetro, e no mesmo instante lembrei que os cavalos quando chegam zero KM na garagem, também chegam com o sistema mão de amigo.
Enfim, acho o sistema bem pratico, mas não sabia que era fora de norma, portanto o sistema padrão nosso, é o mesmo dos EUA por exemplo, mas aqui não temos fiscalização para isso que eu saiba, e portanto, fica sendo como um dos sistemas mais utilizados atualmente, no minimo interessante. Não acham?

Postar um comentário

10 Comentários

  1. O engate rápido dá menos manutenção, e o "mão de amigo" utiliza o'ring

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o sistrema de engate rápido é bem mais simples e funcional no uso do dia-a-dia...

    ResponderExcluir
  3. Bruno Alves - pt
    o sistema de engate rápido (o da foto) não é fiavél em situação limite. por desgaste natural a peça começa a ficar com pequenas folgas e quando, numa situação de emergência, é subemetido a uma grande força (travagem brusca e forte) pode saltar fazendo entrar em funcionamento a linha de emergência (travão de parque da carreta) tornando uma situação perigosa ainda mais complicada.
    o sistema usado nos EUA e na Europa está protegido contra esse tipo de problema... pois o sistema de fixação perpendicular com o sentido da força exercida pelo sistema. tambem tem problemas com desgaste de borracha e afrochamento da fixação que provoca fugas ligeiras de ar... são substituidos com regularidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por este problema frequente do sistema mão de amigo que muitos não utilizam atualmente..

      Excluir
  4. Sim, verdade. Este problema era bem comum por aqui também, e obrigado Bruno por acrescentar ainda mais o assunto!

    ResponderExcluir
  5. Prefiro a Mão de Amigo. Acho bem mais prática. Essa outra que inventeram deveria ser proíbida pois na minha concepção de prática ela não tem nada.

    ResponderExcluir