Volvo hibrido em teste

Passando o domingo aguardando carga em Cambé, avistei chegando no posto e encostando pra carregar um Volvo FH 460 Euro5 I-Shift engatado no Rodotrem 9 eixos da trans Hungaro. Mas o interessante é que o modelo estava em teste com o uso de diesel e GNV( Gas natural veicular), o único no Brasil nesta configuração. E segundo o motorista pode me adiantar, o caminhão ficou mais econômico e mais forte. Ainda é cedo pra numeros e resultados, já que é um protótipo em teste.
Mas ele ja informou, que descontando os custos do gas, ele esta fazendo uma media de 2,20, 2,30. Se levar em conta que uma configuração igual esta carregada com 74 ton, faz médias de 1,50, 1,60, me parece já bem razoável.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Muito interessante. Amigo Wagner o cavalo usa os combustĂ­veis em conjunto?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Utiliza sim Luciano. E também pode funcionar apenas com o diesel, caso acabe o gás.

    ResponderExcluir
  4. Esse sistema é usado largamente na argentina, alternativa ao alto preço do diesel. A desvantagem desse sistema e a perda na capacidade de carga devido ao peso dos cilindros que é bem grande

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Bem lembrado. Você já tinha me relatado isso mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Bom seria usar esse sistema em caminhões de coleta de lixo e auto-vácuo (limpa-fossa), que poderiam ser abastecidos com biogás proveniente dos aterros sanitários (como vem acontecendo nos Estados Unidos) e estações de tratamento de esgoto. Nesse caso, com o GNV, perde-se um pouco mais de capacidade volumétrica de carga que se estivesse usando o GNL (gás natural liquefeito), mas é muito mais prático e seguro. A propósito: quando vi "híbrido" até me assustei, achando que estavam fazendo o mesmo esquema de associar um motor a diesel e um elétrico como naquele chassi de ônibus B215RH.

    ResponderExcluir