A polemica sobre o fim da produção da linha F da Ford





Este assunto foi e ainda é bem comentado por aí, que é o fim da linha F no país, mais precisamente o modelo F-4000 e F-350. Na época o que decretou o fim dos modelos foi a nova fase ambiental Euro5, onde os veículos tinham que se adequar aos novos limites de emissões, tornando segundo a Ford, inviáveis sua produção.
Muitos ainda indagaram esta resposta, já que os concorrentes em sua maioria continuaram a produção dos seus modelos com novos motores, mas é aí que morava o problema, como muitos já sabem, duas tecnologias distintas são empregadas para atender os limites de emissões, uma é a EGR, onde é utilizado um sistema de recirculação de gases, e o SCR, onde é empregada a solução de Arla32, para sofrer uma reação química e assim reduzir drasticamente as emissões. Bom, não vou entrar no mérito das tecnologias, e sim comentar uma curiosidade aqui. Na época a Ford dizia que não poderia vender sua linha F Euro5 aqui, por questão de abastecimento, pois nos EUA, a linha esta usando o diesel S-10, e no inicio aqui estávamos começando a usar S-50. Mas e agora que muitos postos já se encontra S-10, qual a desculpa?
Enfim, o problema aqui é o seguinte, como eu comentei acima os concorrentes continuaram a oferecer os seus modelos já adequados a nova norma, e para isso empregaram o sistema EGR, e no caso da Ford que utiliza os motores Cummins, a solução deles é a SCR, onde necessita adicionar Arla32, e a Ford deve ter pensado que isso seria inviável, já que muda a rotina do cliente, além de aumentar o custo com a compra de Arla32 enquanto os concorrentes continuam apenas abastecendo com diesel. Mas aí eu digo, uma solução não seria lançar uma linha F com motores FPT? Isso mesmo, um motor de Iveco Daily, já que a parceria para os recém lançados Ford Extrapesados utilizam motores FPT? É de se pensar nisso, e não ficariam ruins não, já que os Daily´s se destacam no quesito economia, desempenho e versatilidade, vamos aguardar o futuro...

       

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6 Comentários

  1. foi um tiro no pé,.
    Só a titulo de curiosidade enquanto aqui nos ofereciam os F4000 com com motor 4 cilindros de 135cv o modelo F450 era vendido com motor V8 navistar MWM (feito aqui!)o mesmo 444 dos caminhões 4700 só que com 270cv e uma média de consumo de 10/11 km/l enquando o nosso 4cc 7 km/l

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    1. Verdade Cristiano, cheguei a ver um F-250 em teste com este motor!

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  2. Tiro no pé mesmo, pois o F-4000 sempre vendeu bem, estão dizendo que ele volta em 2014.

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  3. Ficaria no mínimo estranho um motor DOHC de alta rotação na F-350, fora que iria ficar parecendo uma caixinha de fósforos debaixo daquele capôzão. Se bem que, se facilitasse o acesso aos componentes para a manutenção, não seria de todo ruim. Mas eu ainda acho que o mais lógico seria usar ou o Cummins ISB4.5 do Cargo 816 ou o ISF3.8 usado pelos Volkswagen Delivery.

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