Caixas automatizadas conquistando espaço

Para quem esta envolvido no universo caminhões, não é mais novidade alguma os caminhões com transmissões automatizadas, é praticamente equipamento obrigatório nos veiculos extrapesados e de série nos modelos premium.
Mas e no restante das categorias? Chega a ser até contraditório, pois veiculos urbanos e por esta característica, utilizam demasiadamente a transmissão e embreagem com trocas constantes, mesmo assim, não dispõe do equipamento, por outro lado, os modelos onde estas transmissões estão disseminadas, são justamente nos veiculos rodoviarios, com poucas trocas ao longo dos percursos. E por que isso?
Bom, acontece que o setor extrapesado é o mais rentável para as fabricantes, e não só o câmbio automatizado, como outras tecnologias chegam primeiro nestes veiculos. Mas sem duvida, o uso desta caixa para outras categorias, seria de grande valia. E o bom, que isso aos poucos esta acontecendo, as transmissões automatizadas já estão desembarcando nos semi-pesados, este também com grande participação de mercado.
Agora espero mesmo que em breve chegue nos leves chamados popularmente de 3/4, e em outros veiculos do setor.
Mas como  eu disse, primeiro, o que manda é a rentabilidade de negócio do modelo, algo parecido acontece com os carros, onde equipamentos de ponta desembarcam sempre nos carros de luxo. Mas o bom é que o mercado esta cada vez mais maduro e exigente, e o aparecimento destas transmissões em diversas categorias será um caminho natural, assim espero...

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3 Comentários

  1. Confesso que eu tinha uma visão modesta do setor de transporte e quando lia algumas revistas europeias e constatava que lá ( isso faz uns 8 anos) a opção por caixas automatizadas era uma realidade, achava que no Brasil jamais iria emplacar, por alguns motivos: Cultura (preço da manutenção); Topografia do Brasil; Estradas Brasileiras; mão de obra não não qualificada e principalmente o excesso de peso dos nossos caminhões.Felizmente eu estava errado e essa tecnologia veio para ficar. Assim como o transporte está cada vez mais profissional o uso dessa tecnologia em todos os veículos incluindo automóvel será breve.

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  2. As transmissões automatizadas chegam a ser até mais resistentes que uma manual sincronizada, por dispensarem os conjuntos sincronizadores. Por si só, isso também reduz atritos internos na transmissão que acabam dispersando parte da força motriz, o que somado a trocas de marcha sempre "no tempo" e sem o uso da embreagem também tem um bom impacto na redução do consumo. A mão-de-obra para a manutenção de uma transmissão automatizada na prática não é um problema tão grave, considerando que o hardware é mais parecido com o de uma transmissão manual que de uma automática convencional (ou "hidramática").

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  3. Esse video é o Wagner Scaneiro não assumido testando o Iveco hi Way:

    http://www.youtube.com/watch?v=hQp6OsAu_ks&feature=youtu.be

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