Dificuldades da profissão caminhoneiro

Estou colocando este titulo justamente pelo fato de serem diversas as dificuldades que o profissional do volante tem que enfrentar todos os dias, e não caberia em apenas uma palavra. Cansaço, Stress, insegurança, falta de infraestruturs, enfim, levaria horas ou dias para comentar todos os problemas. Mas irei me aprofundar em dois, o primeiro por sugestão do amigo Adelmo do blog Transporte em Foco, e o segundo, por estar passando por esta dificuldade nos ultimos tempos. Bom, vamos ao primeiro. Ando conversando bastante com o amigo Adelmo sobre as dificuldades do setor, e ele como um bom aluno de logística, reclama muito desta realidade de caminhões parados sem produzir. E de fato é terrível mesmo, ver o cargueiro parado pelo simples fato da falta de um carimbo de liberação na nota por exemplo, fora os muitos casos de caminhões usados como depósitos ambulantes, esse mais comum ainda. Mas vivendo a realidade de perto, é ainda mais assustador, pois você percebe que a incopetência é tamanha que está enraizada em varias camadas da logística, desde a empresa que não tem o mínimo de empatia com a realidade da transportadora, como a mais comum, que é a empresa, embarcador e etc, que é totalmente despreparada mesmo. Ou seja, o nosso amigo tem razão em sempre comentar este fato. Pois atraza muito todo o setor, e os reflexos e prejuizos são astronômicos. E se engana quem pensar que o problema só toma proporções dentro do setor, os custos aumentam e toda a cadeia consumidora recebe estes reflexos, fora o fato de perder muita competitividade ao ser comparadas a mercados exteriores.
Agora o outro problema e não muito diferente do primeiro, é exatamente este choque de realidades distintas, pois por um lado a lei do descanso esta aí pra nos defender de abusos e para cumprirmos pacíveis de multa caso não respeitamos, enquanto o embarcador sempre nos dá agendamentos apertados, ou impossíveis de cumprir seguindo corretamente a lei do descanso.
De fato muita coisa tem que mudar, e aproveito este espaço para abrir a discussão em cima do tema de extrema importância, a partir do momento que aprofundarmos neste assunto ao invéz da maioria dar atenção em defender atitudes que na verdade só destroi a imagem da categoria, podemos sim mudar a realidade e fazermos a diferença.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Perfeito! Precisamos dizer a quem quer que seja o que há de errado com o sistema logístico. Essa demora desnecessária contamina todo o sistema. E depois surgem do chão os "entendidos" que dizem que falta infraestrutura logística no país. Falta sim. Mas é só fazer tudo certinho que a pouca infraestrutura (que muitos consideram precária) funciona e diminui a ineficiência do sistema.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa tbm q vc nao sinto ou nao reparei a falta das empresas de da oportunidades nos novos motorista porque nao temos um carimbo na carteira eles nao da oportunidade devia fazer uma lei para as empresas serem obrigadas a da oportunidades nos q amamos essa profisao e queremos seguir.

    ResponderExcluir
  3. muito o post, sobre a lei do descanso, eu particularmente acho muito boa, so que precisaria passar por alterações e mudar os pontos de apoio nas estradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Botelho Macedo, sobre a Lei do Descanso, leia o meu blog, que segue abaixo.
      http://transportefoco.blogspot.com.br/

      Excluir