Baixada "sofrida"



Muitos já sabem que mudei de emprego há pouco tempo. Saí da antiga empresa de viagens exclusivamente rodoviárias e passei para uma de trabalho local, ou seja, somente na minha região, litoral Sul de SP.
Muitos caminhoneiros já passaram ou passam frequentemente na região, em direção ao Porto de Santos-sp, e muitos apelidam a região de "baixada sofrida". De fato, está saturada! Muitos caminhões, diversos tipos de cargas, filas intermináveis, e pouco, quase nenhum investimento para sanar este gargalo. Eu mesmo, atualmente volto sempre pra casa no final do expediente, e infelizmente perco muito do meu tempo no trânsito. Os terminais não fazem nada pra tentar minimizar os problemas. Pelo contrário, pioram ainda mais a situação, e o maior porto da América Latina cobra um preço muito caro pela falta de investimentos. O resultado é que, ao invés de presenciarmos melhoras com as experiências ruins de anos anteriores, assistimos as autoridades portuárias, prefeitos e associações, paralisadas, sem ação, enquanto a população sofre antecipadamente já imaginando a próxima safra de grãos que está por vir.
Revoltante tudo isso, pois este e outros exemplos que o país nos dá, somente prejudica a sociedade toda, perdendo dinheiro e deixando de ser competitivo no mundo globalizado.
Enquanto não pararmos de pensar de maneira imediatista e particular,com egoismo de herança colonial, as coisas  irão apenas piorar. Até tento pensar de uma maneira mais positiva, como sempre fiz, mas com os exemplos mostrados pelo pessoal que representa a cadeia de transporte nacional, tenho minhas dúvidas.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Nosso país está em torno de uns 80 anos atrasado em questões de infraestrutura.

    ResponderExcluir
  2. Saudade dessas relíquias!, Parabéns pelo blog, Wagner!.

    ResponderExcluir