Tração 6x2 nos novos bitrens

Pois é, mais uma vez a malandragem e o jeitinho brasileiro estão tomando conta do transporte rodoviário. Desde a implantação do artigo 11 da resolução 210, onde fica obrigado cavalos 6x4 tracionar bitrens, comecei a reparar diversos cavalos trucados(6x2) tracionando bitrens fora da lei. E isso fica mais evidente ao ver veiculos que até então sequer existiam antes da lei vigorar. Como é o caso do Iveco Hi-Way que diariamente avisto um bocado atrelados em bitrens, e trucados.
Parte da culpa disso é por conta da tradicional falta de fiscalização, bastando uma leve observada do policial rodoviário para aplicar um
a multa por excesso de CMT( capacidade maxima de tração), pois não são mais permitidos tracionar 57 tons.
Sem entrar no mérito do que é correto e qual a configuração é mais adequada, o fato é que os antigos bitrens 6x2 tinham sim suas vantagens, mas não podemos deixar de notar que a obrigação de cavalos traçados também trouxe melhorias, como na segurança, no aumento da tração, eficiência no freio auxiliar e economia de pneus, ja que o tracionamento fica distribuido. Portanto, esta irregularidade mais uma vez apenas mostra como o setor ainda possui atitudes que vão contra a melhora da eficiência da operação e mostra falta de profissionalismo. E mais uma vez, repito novamente, uma fiscalização combateria esse descaso.

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