Com a crescente demanda e desenvolvimento de equipamentos e tecnologia nos atuais caminhões, surge soluções diferenciadas desenvolvidas por cada um dos fabricantes presentes no mercado. Exemplo para atender a norma Euro5 no Brasil, onde um oferece a solução SCR enquanto outro a EGR. E o que vem ganhando cada vez mas espaço, e já nĂŁo Ă© mais novidade e atĂ© mesmo já comentei diversas vezes neste canal, sĂŁo as transmissões automatizadas. E seguindo a tendĂŞncia natural do mercado, ela agora esta chegando no mercado de semi-pesados, bastante competitivo no paĂs. A inovação desta vez, vem da Volkswagen-Man caminhões, onde alĂ©m de inovar com a solução EGR no seu modelo lĂder de mercado 24-280, agora na opção automatizada, ela optou por outro caminho, diferento do percorrido pelos concorrentes, onde desenvolveram caixas de 8, e atĂ© mais marchas para atender o mercado. Já a VW, quis oferecer uma solução mais leve, instalando em seu modelo, uma transmissĂŁo de 6 marchas automatizadas, porĂ©m, acompanhada por um eixo de dupla velocidade, já bastante comum no mercado, mas neste caso, com mudanças automáticas, sem interferĂŞncia do motorista.
Realmente um grande diferencial, alĂ©m de agregar mesmo peso ao conjunto. Este sistema já esta consagrado em nosso paĂs, e neste nova versĂŁo, seus atributos serĂŁo ainda mais aproveitados, vamos ver o que o mercado diz sobre este modelo daqui pra frente,
2 Comentários
Não é feitiçaria, é tecnologia!
ResponderExcluirParece que a linha Constellation foram os primeiros caminhões de porte médio a ter transmissão automatizada né? antes só se via mais em cavalos mecânicos!
ResponderExcluir