Semana passada comentei sobre o modelo da Scania P310 6x4. Dei ĂȘnfase ao modelo, mostrando seus atributos e qualidades frente aos concorrentes e, que valia muito pensar nele ao escolher um produto para a operação off road.
Hoje venho falar sobre outro caminhĂŁo que tambĂ©m deve ser notado, mas em outra categoria, Ă© o MB Atron 1635. Ele vende bem, facilmente pode ser observado nas rodovias e ruas do Brasil. Ă considerado um veiculo de entrada, atĂ© mesmo pelo seu "baixo preço" e Ăłtimo custo benefĂcio. PorĂ©m, ao contrario dos concorrentes, ele possui mecĂąnica mais robusta, como motor 12 litros e diferencial com cubos redutores, enquanto os outros utilizam motores de baixa litragem, trem de força mais simples e cabines diminutas.
Mas como a MB conseguiu isso? Bom, podemos usar o exemplo da VW com seu carro de passeio "Santana", que em seus Ășltimos dias de vendas, era comercializado com preço relativamente em conta, concorrendo com veĂculos mais populares, tudo isso graças ao projeto mais antigo, e jĂĄ tendo pago o investimento em desenvolvimento, plataforma e pelos anos de vendas. O mesmo pode ser dito do 1635, pois Ă© um projeto que vem desde o antigo 1935, aproveitando boa parte no atual veĂculo.
Enfim, o Atron 1635 possui as caracterĂsticas de motor e transmissĂŁo robusta, pelo aproveitamento do modelo anterior, construindo um forte diferencial frente as outras marcas, por isso vale a pena pensar no modelo, principalmente se for utilizado com implementos curtos, como caçamba, onde a cabine pronunciada nĂŁo atrapalhe.
8 ComentĂĄrios
Um ótimo cargueiro, robusto e preço baixo, só vantagens! O motor dele possui 345 hp à 1900 rpm, torque de 147,9 mkgf à 1100 rpm.
ResponderExcluirTemos 5 exemplares na empresa e sĂł trabalham...
ExcluirMas serå que se faz necessårio mesmo a aplicação de cubos redutores? Não podemos chamar de fraco esse motor.
ResponderExcluirRealmente os cubos redutores ficam exagerados com este motor nesta faixa de torque e potĂȘncia...
ExcluirEste comentĂĄrio foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVolvo e Scania vendem para quem pode se dar ao luxo da especialidade, e eventualmente optar por um layout de transmissĂŁo mais simples, jĂĄ a Mercedes-Benz vende mais pela tradição da marca, inclusive no tocante ao "over-engineering". NĂŁo Ă© incomum que em paĂses com malha viĂĄria ainda pior que a brasileira, e onde praticamente nĂŁo existe fiscalização do peso dos veĂculos, acabe se ultrapassando o PBT tĂ©cnico do veĂculo, e numa hora dessas o conjunto mais parrudo do MercedĂŁo faz a diferença...
ResponderExcluircaminhĂŁo bom e nunca deu problema, trabalhei 1 ano com um na versĂŁo 6x2. Cabine com um bom espaço, Ăłtimo isolante acĂșstico, e Ăłtimo mesmo, o top brake funciona muito bem, sĂł perde para o VEB da Volvo. Na minha opiniĂŁo falta investimentos da Mercedes. Pois como Ă© um caminhĂŁo de entrada, vem bem bĂĄsico. O Ășnico ponto negativo Ă© a potĂȘncia... Tive que aumentar a configuração do mĂłdulo, tudo dentro da concessionĂĄria, ficou aproximadamente com 360cv.
ResponderExcluircaminhĂŁo bom e nunca deu problema, trabalhei 1 ano com um na versĂŁo 6x2. Cabine com um bom espaço, Ăłtimo isolante acĂșstico, e Ăłtimo mesmo, o top brake funciona muito bem, sĂł perde para o VEB da Volvo. Na minha opiniĂŁo falta investimentos da Mercedes. Pois como Ă© um caminhĂŁo de entrada, vem bem bĂĄsico. O Ășnico ponto negativo Ă© a potĂȘncia... Tive que aumentar a configuração do mĂłdulo, tudo dentro da concessionĂĄria, ficou aproximadamente com 360cv.
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