Semana passada comentei sobre o modelo da Scania P310 6x4. Dei ênfase ao modelo, mostrando seus atributos e qualidades frente aos concorrentes e, que valia muito pensar nele ao escolher um produto para a operação off road.
Hoje venho falar sobre outro caminhão que também deve ser notado, mas em outra categoria, é o MB Atron 1635. Ele vende bem, facilmente pode ser observado nas rodovias e ruas do Brasil. É considerado um veiculo de entrada, até mesmo pelo seu "baixo preço" e ótimo custo benefÃcio. Porém, ao contrario dos concorrentes, ele possui mecânica mais robusta, como motor 12 litros e diferencial com cubos redutores, enquanto os outros utilizam motores de baixa litragem, trem de força mais simples e cabines diminutas.
Mas como a MB conseguiu isso? Bom, podemos usar o exemplo da VW com seu carro de passeio "Santana", que em seus últimos dias de vendas, era comercializado com preço relativamente em conta, concorrendo com veÃculos mais populares, tudo isso graças ao projeto mais antigo, e já tendo pago o investimento em desenvolvimento, plataforma e pelos anos de vendas. O mesmo pode ser dito do 1635, pois é um projeto que vem desde o antigo 1935, aproveitando boa parte no atual veÃculo.
Enfim, o Atron 1635 possui as caracterÃsticas de motor e transmissão robusta, pelo aproveitamento do modelo anterior, construindo um forte diferencial frente as outras marcas, por isso vale a pena pensar no modelo, principalmente se for utilizado com implementos curtos, como caçamba, onde a cabine pronunciada não atrapalhe.
8 Comentários
Um ótimo cargueiro, robusto e preço baixo, só vantagens! O motor dele possui 345 hp à 1900 rpm, torque de 147,9 mkgf à 1100 rpm.
ResponderExcluirTemos 5 exemplares na empresa e só trabalham...
ExcluirMas será que se faz necessário mesmo a aplicação de cubos redutores? Não podemos chamar de fraco esse motor.
ResponderExcluirRealmente os cubos redutores ficam exagerados com este motor nesta faixa de torque e potência...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVolvo e Scania vendem para quem pode se dar ao luxo da especialidade, e eventualmente optar por um layout de transmissão mais simples, já a Mercedes-Benz vende mais pela tradição da marca, inclusive no tocante ao "over-engineering". Não é incomum que em paÃses com malha viária ainda pior que a brasileira, e onde praticamente não existe fiscalização do peso dos veÃculos, acabe se ultrapassando o PBT técnico do veÃculo, e numa hora dessas o conjunto mais parrudo do Mercedão faz a diferença...
ResponderExcluircaminhão bom e nunca deu problema, trabalhei 1 ano com um na versão 6x2. Cabine com um bom espaço, ótimo isolante acústico, e ótimo mesmo, o top brake funciona muito bem, só perde para o VEB da Volvo. Na minha opinião falta investimentos da Mercedes. Pois como é um caminhão de entrada, vem bem básico. O único ponto negativo é a potência... Tive que aumentar a configuração do módulo, tudo dentro da concessionária, ficou aproximadamente com 360cv.
ResponderExcluircaminhão bom e nunca deu problema, trabalhei 1 ano com um na versão 6x2. Cabine com um bom espaço, ótimo isolante acústico, e ótimo mesmo, o top brake funciona muito bem, só perde para o VEB da Volvo. Na minha opinião falta investimentos da Mercedes. Pois como é um caminhão de entrada, vem bem básico. O único ponto negativo é a potência... Tive que aumentar a configuração do módulo, tudo dentro da concessionária, ficou aproximadamente com 360cv.
ResponderExcluir