Scania P310 6x4 Optcruise Off Road

Felizmente o serviço para os caminhões 6x4 aumentou bastante na empresa que trabalho, criando a necessidade de ampliar rapidamente a frota. Para isso, foram contratados diversos terceiros para compor a frota,  entre eles apareceram alguns Scanias com cabine P e tração 6x4, unidades do P250 6x4 com redução simples nos cubos, e nesta semana um novíssimo P310.
O Scania P310 da foto já é da nova linha, com para sol externo e acabamento na cor da cabine,  também está equipada com os eixos com redução nos cubos lançado para o P310 em 2013.
Finalizando, o exemplar ainda conta com a transmissão Optcruise de nova geração,  com os modos P,O , além de não dispor de pedal para acionamento da embreagem. Sem duvida um ótimo veiculo, e deve ser considerado numa eventual decisão de compra, pois oferece um excelente custo-benefício, trazendo todo o conforto comum aos Scanias e herdada da linha rodoviária, e com bastante robustez por conta dos novos eixos com capacidade de carga de 100 toneladas e CMT de 78 toneladas. E se engana quem não confiar no motor de apenas 310 cavalos, ao contrário da concorrência, este motor DC09 de 9 litros e apenas 5 cilindros, faz milagres quando o assunto é desenvoltura e entrega de torque.

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4 Comentários

  1. Muito bonito o cargueiro, são 158,1 mkgf de torque entre 1100 e 1350 rpm

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  2. Eu lembro que a Scania manteve o pedal de embreagem no Opticruise para aplicações off-road no Brasil por algum tempo mesmo depois de ter abolido nas versões rodoviárias, e eu até cheguei a mandar uns e-mails questionando essa decisão, afinal na Austrália e até na África do Sul que tem condições de rodagem tão severas quanto as nossas já não se usava mais o pedal de embreagem no Opticruise nem nas aplicações off-road logo que foi lançada a 2a geração.

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  3. Bem verdade mesmo, com tamanha tecnologia embarcada e diversos sensores espalhados, o pedal já não se faz necessário!

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    1. A uns anos atrás, numa parada para lanche no meio do caminho durante uma viagem de ônibus entre Florianópolis e Porto Alegre, o motorista me disse que podia fazer o trajeto inteiro quase sem tocar em nenhum pedal, e era justamente um Scania já com o Opticruise rodoviário de 2a geração. O meu pai, ao ouvir o motorista me contando isso, me perguntou se isso poderia ser aplicado a carros adaptados para deficientes físicos, e eu tive de explicar para ele como funcionava um retardador de frenagem aplicado aos motores do ciclo Diesel...

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