Configurações de caminhões brasileiros

           

O brasileiro não é criativo apenas em um setor ou em um único universo, pois no transporte terrestre não é diferente. Quando se trata de configurações em implementos e veículos para o transporte de carga, a lista se estende. Tudo em busca do melhor custo benefício, quando transportar mais carga se torna mais produtivo frente aos valores de fretes defasados. E para conquistar isso, são necessários variados tipos e disposições de eixos afim de passar pela fiscalização de balança sem problemas. Vanderléias, bitrens e rodotrens são os mais comuns. Portanto, devido a algumas mudanças, como a obrigação do uso de cavalos 6x4 para tracionar bitrens( mais pesados e mais CAROS), a criatividade não teve fim e surgiu o cavalo 8x2 para tracionar implementos 3 eixos. Além de oferecer uma excelente capacidade de carga frente ao bitrem e utilizando duas rodas e dois pneus a menos, se tornou uma ótima opção também em relação a vanderléia, por esta oferecer uma capacidade de manobra inferior e apresentar desgaste de pneus e manutenção mais elevado. Por essas e outras, o 8x2 também vem povoando o trecho, dividindo vendas com os outros implementos, e avistá-los na estrada não é difícil. Veja abaixo, um pequeno vídeo onde registro a passagem de alguns na rodovia litorânea Pe. Manoel da nóbrega em São Vicente-sp.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Se quiser aumentar este post, te envio uma foto bem caprichada de uma carreta de 4 eixos, graneleira.

    ResponderExcluir
  2. O cavalo 8x2 não é novidade e logo não vejo como criatividade nossa. É uma opção para certos fins. Fins que se devem em alguns casos há limitações do nosso mercado. Criticam o arrasto das vandérleias, só que as nossas mantém concepção antiga. Na Europa, há semirreboques com vários eixos direcionais e alguns em configuração vanderleia. O fato de terem mais eixos direcionais resulta no oposto das queixas daqui: menor raio de curvatura e maior durabilidade dos pneus porque os eixos direcionais reduzem o arrasto. Na net, já vi vídeos onde algumas empresas adaptaram um segundo eixo direcional em vanderleias e relataram melhorias. Outra coisa que não há fundamento e a questão da tração. Para certos usos, dois eixos de tração faz bastante diferença, auxilia mais no freio-motor, e o produto está adequado a diferentes tipos de semirreboques. Empresa que tem difundido o 8x2 tem chamado a atenção que o semirreboque é específico para essa configuração.

    ResponderExcluir
  3. Se realmente tem um custo operacional menor eu sou favorável, mas em algumas circunstâncias um 8X4 poderia se tornar mais vantajoso para trafegar em terrenos irregulares. Ou então alguém começa a trazer aquele sistema RobsonDrive fabricado pela Zetterbergs da Suécia para quebrar o galho num ou outro trecho não-pavimentado...

    ResponderExcluir