Impressões do Volvo FH 460 I-Shift

                   


Que os atuais caminhões nacionais estão recheados de tecnologia, desing e ergonomia, ultrapassando até mesmo os veículos de passeio top de linha nacionais, não é novidade. Mas o que dizer sobre as impressões de quem trabalha com caminhões antigos e tem contato com caminhões da nova geração? Pois é, isso está acontecendo muito no setor. Até por conta disso, a falta de mão de obra qualificada está ascendente!
Conversar com motoristas que estão passando por esta transição é bem interessante. Como é o caso do motorista da minha empresa que conduz atualmente o Volvo FH460. Ele nunca teve contato com caixa automatizada, e segundo ele, adorou sua operação e considera que ela veio pra agregar ainda mais rentabilidade ao negócio do transporte. Ele tem razão. Sou suspeito pra falar, pois sou apaixonado por tecnologia, mas sem dúvidas, quem tem contato com as transmissões automatizadas tem uma experiência de condução muito legal. O mesmo motorista comenta que viagens realizadas para o interior, se tornaram muito mais confortáveis que antes. Claro! Ele trabalhava com um NH 380 teto baixo atrelado ao mesmo bitrem, agora em um FH Globetrotter. Outro destaque citado por ele é a economia, mesmo puxando cimento á granel, onde a carga por conta da sua condição, sempre chega perto do limite permitido por lei na balança, e muitas vezes tem excesso entreeixo, ainda assim, o veículo está com boas médias de consumo, algo em torno de 2,2 no geral. Muito bom se considerar os problemas comentados acima.
Outro destaque que impressionou o condutor, foi o modo I-Hol, onde a caixa desacopla nos trechos de declive leve, a famosa "banguela eletrônica", sem dúvidas uma ferramenta incrível na otimização do consumo, tanto que está sendo acompanhada de perto pela concorrência( MB oferece já o sistema, e a nova geração de caixas automatizadas da ZF, a TraXon também.).
E este veículo dirigido por ele também trouxe uma polêmica comum nos últimos dias, que é o uso de cavalos trucados zero no bitrem 7 eixos, pode ou não pode? Abaixo, fiz um vídeo explicando sobre isso e aparece o veículo tema desta matéria, confira:

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3 Comentários

  1. Bitrem (implemento) de 2011 pra frente, exige cavalo 6x4.

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  2. Muito bom, eu não sabia dessa parada aí de ano do implemento.. É sempre bom ficar por dentro de tudo, e o FH sempre bonitão hein. kkk

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