Caminhão 6x2 Americano?

Exatamente, não se trata de nenhum equívoco. Para quem conhece o mercado norte-americano, sabe que os cavalos mecânicos são predominantemente traçados (6x4, onde os dois eixos traseiros tracionam o veículo), porém, em épocas de crise, reajustes, ganhos apertados e custos altos, surgir uma solução prometendo ser mais rentável e econômica é muito bem vinda.
No geral, as configurações dos caminhões da América do Norte são exageradas. Espero que não me levem a mal. Claro que cabines enormes são sempre bem vistas e eu mesmo acharia o máximo se tivessem disponíveis por aqui, mas ao comparar com os veículos europeus, fica nítida a superioridade  do velho continente nos custos operacionais, devido a cabine menor e mais aerodinâmica, sem deixar de oferecer relativo conforto a bordo.
O mesmo pode se dizer das trações 6x4, são aplicadas em implementos simples com dois eixos no geral. Entretanto, no mundo dos transportes tudo se justifica. Parece algo descomunal, mas não podemos esquecer que esses caminhões trafegam sobre clima rigoroso, enfrentando neve e pistas escorregadias.


Enfim, como comentei acima, em épocas de crise e corte de gastos, surgir uma solução que promete rentabilidade, é fundamental, e é algo já aplicado aqui no país largamente, no caso da tração 6x2 (trucado).
Para enfrentar a neve dos EUA e Canadá, a tecnologia embarcada no sistema trucado de lá está aplicada para o bom funcionamento do sistema. O produto da Bendix denominado eTrac, possui controle de tração e também transferência de carga, como aplicado nos VW e Scanias, mas no sistema da Bendix ele é acionando automaticamente e não por meio de tecla no painel, além de uso de pneus supersingles. Para quem já operou esse sistema da Volks e Scania sabe que ele é bem funcional em situações críticas, evitando que o eixo de tração destracione. O sistema da Bendix com certeza não deve ser diferente, mas não substitui o traçado, porém, claro que os custos diminuem com um diferencial a menos, proporcionando menos peso e baixa manutenção em comparação com o sistema de tração dupla.
Mais uma vez a tecnologia quebrando barreiras, e o uso da tração 6x2 nos Estados Unidos é mais um exemplo disso.

             

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5 Comentários

  1. Não é novidade, até em filme eu já reparei.

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    1. Sim, dos mais antigos, os atuais os 6x4 estavam sendo usados como padrão...

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  2. A bem da verdade as cabines "bicudas" tão apreciadas pelos americanos levam alguma vantagem na aerodinâmica em comparação com uma flat-nose.

    Quanto ao controle de tração, alguns chassis de ônibus produzidos pela extinta Mafersa já contavam com esse dispositivo a pouco mais de 20 anos atrás, então até certo ponto me surpreende que só agora esteja a ganhar mais espaço nos caminhões americanos. Diga-se de passagem, esses sistemas eletrônicos tendem a acabar tomando o lugar dos bloqueios de diferencial, visto que podem ser integrados ao hardware já usado pelo sistema de freios ABS para cortar custo.

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    1. Pois é, deve ser culpa do conservadorismo exagerado estadunidense...

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    2. As empresas por lá até tem algum "medo" de inovações em função da responsabilidade criminal em caso de acidentes.

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