Os motores V8 da Scania consagram ou não no Brasil?

                                             


Os últimos investimentos da Scania na sua linha V8 parece ter surtido efeito nas vendas dessa linha. A marca sempre realizou ações afim de alavancar as vendas, mas sempre permaneceu com o mercado de V8 tímido, chegando até interromper as vendas do produto por um período no país.
Parte da culpa  é devido ao mito do motor ser beberrão e com manutenção cara e elevada, mas não é bem assim, pois em muitos casos, a operação com motor de oito cilindros se torna mais econômica do que com os 6 cilindros tradicionais, um  exemplo são os 9 eixos, que exige mais do motor, e os V8 realizam a operação com bem mais desenvoltura e desempenho. .
A marca do grifo sempre apostou em seus motores em V, e a prova disso é que ela continuou oferecendo o produto apesar das recentes normas ambientais terem praticamente extinguido esse tipo de propulsor, como a MB que aposentou seu OM502 LA V8,  e a MAN com seu D28, enquanto, na transição para os motores Euro5 a Scania não só continuou com os motores, como lançou ele ainda mais potente, surpreendendo o setor na época. Trata-se do R620, que hoje em dia está disponível por aqui sendo o mais potente do mercado brasileiro, na Europa reina o R730.
Quando a Scania resolveu realizar as atualizações para tentar popularizar o Scanias V8, confesso que fiquei um pouco descrente sobre os resultados, algo parecido foi feito pela marca anos antes, como no retorno do motor V8 no país, chegando atualizado, eletrônico e com 16 litros, chegou com a roupagem da serie especial Rei da Estrada, tornando o modelo caro e inacessível para muitos transportadores e depois ofereceu o propulsor com acabamento normal, mesmo assim, era raro avistar um V8 na estrada.
Baseado no sucesso desses motores na Europa, onde os V8 respondem pela maioria das vendas, a marca do grifo continua tentando impulsionar estes modelos, e ao contrário da minha descrença, atualmente ando reparando diversos exemplares principalmente atrelados nos 9 eixos, e os Streamlines também, como este da foto registrada por mim. Os apaixonados por caminhões e tecnologia como eu , esperam ver mais modelos desses por aí.

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3 Comentários

  1. Seria legal perguntar para os motoristas como o produto se desenvolve.

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  2. Importante frisar que "mais econômica do que com os 6 cilindros tradicionais" no caso dos 6 cilindros Scania apenas. Meu pai sempre disse que V8 Scania só serve para correr, hoje é um motor ultrapassado, Volvo com 6 cilindros gera números iguais ou melhores.

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  3. A quantidade e disposição de cilindros não parece ser tão decisiva para o brasileiro na hora da compra.

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