Retrocesso nos direitos dos caminhoneiros

                      




Com as recentes paralisações realizadas pelos caminhoneiros Brasil a fora ficou a pergunta de muitos, teve resultado? Colhemos algo de bom? Posso dizer que resultado teve sim, porém não para melhor. Com a pressão realizada pelo lobby de frotistas e transportadores, o congresso foi pressionado e aprovou a lei 13.103, que literalmente enterrou a antiga lei 12.619. Ou seja, em anos de luta afim de melhorar a vida do caminhoneiro, cada vez mais oprimido e escravizado, a lei 12.619 conseguiu de certa forma auxiliá-lo e regulamentar a profissão, mas com a nova lei 13.103, tudo isso foi por água abaixo.
O pior de tudo é que não só sofremos um retrocesso, como tudo que estava errado antes, hoje foi regulamentado pela lei, dias sem descanso, horas abusivas ao volante e períodos sem remuneração, a velha comissão que escraviza o profissional, tudo isso agora esta previsto em lei.
Triste, pois isso irá contribuir para que as mortes no trânsito continuem acontecendo e o  pior, com o consentimento dos próprios caminhoneiros que lutaram por isso, sem enxergar os reais interesses dos patrões.
Pois é pessoal, escolhemos o modal rodoviário para nos movermos, e não vamos poder reclamar em breve pelo apagão logístico, pois a falta de motoristas aumentará cada vez mais. Cada dia que passa a profissão se torna mais desinteressante e inviável.

Postar um comentário

2 Comentários