Motor Mercedes-benz OM457 LA, um sobrevivente

Muita gente sabe que os caminhões evoluíram muito, tornando não apenas ferramentas cada vez mais perfeitas para o transporte, como também trouxeram requinte, conforto e muita tecnologia embarcada. Os motores também não são diferentes, cada vez mais modernos, ganharam robustez e durabilidade ainda maior, se destacando sobre seus antecessores.
               
Inúmeros são os exemplos de propulsores modernos empregados atualmente. Porém, um que ao meu ver merece destaque, é o motor OM 457 LA empregado pela Mercedes-benz em seus veículos pesados, tanto em caminhões quanto  em ônibus. Substituindo até então o tradicional OM 447 LA, afim de atender normas futuras de emissões, nasceu o 457, e hoje, ele ainda  é largamente utilizado pela marca da estrela, abrangendo desde as potencias de 356 cvs até os 439 cvs. E digo que é um sobrevivente, pois em comparação com os concorrentes que oferecem motores de 13 litros, injeção comom rail e em alguns casos turbo de geometria variável, ele se mantem convencional, com 12 litros, sistema de injeção por unidades injetoras independente para cada cilindro, entre outros.
Junto com o resto da família de motores eletrônicos da MB, ele se destacou no setor com o pioneirismo de possuir sistema eletrônico quando o mercado ainda utilizava o sistema de bomba injetora, fazendo a marca na época até criar um site sobre os propulsores da nova geração. Enfim, hoje comparado ao outros, ele até pode ser considerado um pouco obsoleto, porém, não podemos negar suas virtudes sendo empregado em toda linha extrapesada da Mercedes. E até quem não é cliente da marca, reconhece a robustez deste motor, o consagrando no país. Aproveitando, eu posso afirmar, que para mim, o ruido do funcionamento dele, é um dos mais belos da atualidade....

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4 Comentários

  1. Nesses motores é muito comum atingir a marca de 1milhao de kilometros rodados sem nem um tipo de intervenção no motor (nem mesmo substituição de bronzinas), porém ele já alcançou o seu limite de emissões e no ano de 2019 será substituido, por uma nova geração de motores com comando de válvulas no cabeçote e sistema EGR para atingir as normas de emissoes de gases. Com certeza será o motor que mais tempo ficou em linha de produção no País, graças a sua eficiencia e confiabilidade.

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  2. Como motorista devo dizer o quanto fiquei feliz de trabalhar em um carro com esse motor, um g6 que voa baixo nas estradas de Goiás,Tocantins, pará e mato grosso.
    Fui feliz em todas as viagens ,ele nunca nos deixou na mão ,só agradecimentos a MB por esse excelente produto....

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