Presença marcante da Europa nos caminhões brasileiros

                                                      


Se formos observar a origem das fabricantes de caminhões no país, fica nítida a influência europeia por aqui, ficando boa parte da participação do mercado com os suecos Scania e Volvo ( queridos do mercado), os alemães Mercedes-benz e Volkswagen (bons de vendas e completos no portfólio de produtos), e a Iveco (gigante da Itália do grupo CNH Industrial). Restando apenas os norte-americanos da Ford e International.
Porém, se analisarmos mais a fundo, veremos que o International caminha quase sozinho na representação americana, mesmo porque, o estilo e emprego de tecnologia da Europa nos Ford Cargos, é bem acentuada, exemplo, a concepção das cabines e até a mecânica da linha extrapesada que saem com motorização FPT. Sobrando apenas os menores com motor Cummins e caixa Eaton, ambas norte americanas.
Isso reflete a tamanha força que a Europa exerce na tecnologia e configurações dos produtos para serem aceitos por aqui.


O único que permanece com estilo totalmente "americano" é o International, com sua linha 9800i e  Durastar. Mesmo assim, para o pesadão 9800i poder atuar no mercado, foi preciso recorrer a cabine avançada, os cabovers, usados antigamente nos EUA. Mostrando mais uma vez a influência da Europa no mercado de caminhões. Para grande parte do público que é amante dos bicudos, isso é um grande empecilho, pois as normas inspiradas pela UE, estão consolidadas, e tentar alterá-la não será tarefa das mais fáceis. Enquanto isso, os caras chatas seguem firmes e praticamente sozinhos no mercado.

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2 Comentários

  1. Ainda bem que seguimos os europeus, comparem o interior de um Kentworth com um Volvo para ver o abismo entre eles.

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  2. A questão da distribuição do peso por eixo favorece mais os modelos de concepção européia e cabine avançada, mas alguns "bicudos" americanos tem versões com eixo dianteiro recuado justamente para proporcionar uma distribuição do peso por eixo mais próxima da que ocorre nos de cabine avançada.

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