Melhoria nos detalhes

Quando a Iveco apresentou ao mercado seu produto Stralis com melhorias na aerodinâmica, informava que a tecnologia empregada em seus motores era tamanha que para aumentar a economia seria necessário partir para os detalhes, como uso correto do implemento, instalação de defletores, pneus adequados para aplicação e potência otimizada.
                                              
 Ela estava certa, pois é o que se nota na industria em geral. Exemplo é o que esta ocorrendo com a nova gama da Holandesa DAF lançada na Europa, onde são esses detalhes que estão fazendo a diferença na economia. Lógico que os investimentos presentes nos modernos motores MX do grupo Paccar, a qual a DAF pertence, faz a diferença, mas é nas pequenas melhorias que a linha vem se destacando. Como é o caso do Assistente de rendimento, que nada mais é que um sistema on board que faz o acompanhamento da viagem do caminhão e vai dando dicas para o condutor tirar melhor proveito do percurso, algo parecido com o sistema Driver Support da Scania.
                                         
Tive o prazer de operar um Scania equipado com o sistema, e a ajuda é incrível e bem intuitiva, chamando a atenção justamente para os mínimos detalhes, tanto da estrutura do veículo, como defletor de ar ajustado, configuração de eixo correto, como também nas funções da transmissão. Como  o desligamento da função quick down da transmissão automatizada, e a não permissão das trocas por meio da alavanca no modo automatizado, tudo isso refletindo no consumo 10% menor em comparação a um veiculo sem os dispositivos.
Pois é, a tecnologia empregada nos cargueiro é tamanha que o que resta é aperfeiçoar a aerodinâmica e a eficiência energética. Mas claro que muito mais tecnologia esta por chegar, mas esse será o caminho da industria em geral, os pequenos acertos e os ajustes estruturais.


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