Quando a Iveco apresentou ao mercado seu produto Stralis com
melhorias na aerodinâmica, informava que a tecnologia empregada em seus motores
era tamanha que para aumentar a economia seria necessário partir para os
detalhes, como uso correto do implemento, instalação de defletores, pneus adequados
para aplicação e potência otimizada.
Ela estava certa,
pois é o que se nota na industria em geral. Exemplo é o que esta ocorrendo com
a nova gama da Holandesa DAF lançada na Europa, onde são esses detalhes que
estão fazendo a diferença na economia. Lógico que os investimentos presentes
nos modernos motores MX do grupo Paccar, a qual a DAF pertence, faz a
diferença, mas é nas pequenas melhorias que a linha vem se destacando. Como é o
caso do Assistente de rendimento, que nada mais é que um sistema on board que
faz o acompanhamento da viagem do caminhão e vai dando dicas para o condutor
tirar melhor proveito do percurso, algo parecido com o sistema Driver Support
da Scania.
Tive o prazer de operar um Scania equipado com o sistema, e
a ajuda é incrÃvel e bem intuitiva, chamando a atenção justamente para os
mÃnimos detalhes, tanto da estrutura do veÃculo, como defletor de ar ajustado,
configuração de eixo correto, como também nas funções da transmissão. Como o desligamento da função quick down da
transmissão automatizada, e a não permissão das trocas por meio da alavanca no
modo automatizado, tudo isso refletindo no consumo 10% menor em comparação a um
veiculo sem os dispositivos.
Pois é, a tecnologia empregada nos cargueiro é tamanha que o
que resta é aperfeiçoar a aerodinâmica e a eficiência energética. Mas claro que
muito mais tecnologia esta por chegar, mas esse será o caminho da industria em
geral, os pequenos acertos e os ajustes estruturais.
2 Comentários
Pozzi!! tecnologia é tudo, só falta estradas descentes!! abs.
ResponderExcluirRecurso muito interessante.
ResponderExcluir