6x4 com suspensor, o sonho se realizou.

                                                   




Novamente, tive a oportunidade de visitar mais uma edição da Fenatran, maior evento do setor que acontece a cada dois anos. Palco de lançamentos como sempre, esse ano não foi diferente, embora com a atual crise e o esvaziamento promovido pelas fabricantes de caminhões, a recém chegada DAF e Volvo fizeram seu show.

Pelo pouco tempo de Brasil, a DAF apresentar ao mercado seu motor na faixa de 510 cv, merece aplausos, porém, vamos falar de outro produto, que pra mim, foi o maior lançamento da feira, primeiro pela inovação e outro, porque era o que o mercado desejava ter há muito tempo. O eixo 6x4 com suspensor desenvolvido pela Volvo, incrível, pois o veículo traçado é excelente na desenvoltura da operação em terrenos de baixa infraestrutura e muito peso de carga, e ao trafegar vazio, o veículo se torna um 4x2,

Embora o sistema se mostre simples, é inovador e revolucionário, será um divisor de águas no setor. muitos imaginavam um produto assim, mas nada concreto estava ofertado ao mercado.

O sistema basicamente consiste em um engate estriado na parte traseira do primeiro diferencial, na saída do cardã que liga o ultimo eixo, e o acoplamento e desacoplamento é feito por meio de uma espécie de embreagem, algo semelhante ao sistema XDrive da BMW 4x4. O sistema é batizado pela Volvo de DUG Clutch e o produto empregado no caminhão é denominado 6x4 suspensor.

Realmente, esse produto dará o que falar no setor, e para quem já deve estar comentando; "ah, mas esse diferencial do ultimo eixo é pesado e perde em capacidade de carga para um 6x2 convencional".

Quer saber quanto pesa esse conjunto em comparação ao trucado convencional? Com o emprego de materiais nobres e a suspensão pneumática integral, o aumento foi apenas de 20 kg, impressionante não?!

Operações com o transporte de toras de madeira e suco de laranja, serão beneficiados com essa configuração, pois utilizam caminhões 6x4 e retornam vazios.

E para quem se interessou,  o produto estará no mercado a partir do segundo semestre de 2016.
                                                     

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3 Comentários

  1. Estão deixando a DAF abrir as asas por aqui, daqui a pouco tem Scania e Mercedes chorando or perderem suas posições nas vendas. E a Volvo como sempre surpreendendo, enquanto ela traz tecnologia e inovação, Mercedes recalchuta caminhão e Scania vende a mesma velharia de 98.

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  2. Quem conhece embreagem de moto, entende esse sistema.

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