Por que não temos Mercedes-benz nos EUA?



                               

Para quem assiste aos vídeos do Marcos (Vlog18rodas), a pergunta é frequente, mesmo porque, o caminhão Cascadia, sucesso de venda da marca Freighrliner, é o modelo mais vendido da classe 8 por lá, e por conta disso, sempre aparece nas filmagens, tanto nos postos como nas estradas.

Muitos seguidores e inscritos perguntam a razão de não ter caminhões Mercedes presentes nos EUA. Justamente pelo motivo de já possuir, e muito bem sucedido por sinal, pois a Daimler, dona da marca MB, também é dona da Freightliner.

E sabe aquela máxima que diz "em time que está ganhando não se mexe", pois então, o grupo Daimler mantém do jeito que está devido as tradições do mercado. Alguns poderão comentar: "por que então  não colocam uma estrela e a logomarca Mercedes-Benz nos estadunidenses Freightliners?". Isso pode parecer o mais correto para nós que estamos do lado de fora do mercado norte-americano, mas como se trata de um mercado  conservador, retirar o nome de uma marca bastante tradicional  no país para colocar o nome de uma marca européia, seria um erro enorme, e sem necessidade.

Sendo assim, continuaremos vendo os bons de vendas Freightliners nas interestaduais, os "mercedões americanos".

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12 Comentários

  1. A própria Scania já tentou entrar lá e foi um retumbante fracasso. Chegaram lá com cabine avançada e um motorzinho de 360 cv num lote de 700 unidades que não deu nem pro gasto. Essas 700 unidades foram compradas basicamente por imigrantes europeus e ainda rodam lá, sabe lá com que tipo de dificuldade.

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    1. Na época que a Scania tentou entrar no mercado americano, o ambiente não era tão favorável ao uso de motores, câmbios e eixos de fabricação própria como ocorre hoje.

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    2. Tem razão, esse farto deve ter pesado e muito também!

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  2. A única marca que conseguiu esse ato com sucesso foi a Volvo comprando a Mack. E hoje detém uma fatia expressiva do mercado!

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    1. Mais importante: vendendo motor e caixa próprios. Se bem me lembro, 90% dos caminhões vendidos pela Volvo tem conjunto motriz dela própria. Além de fazer nome na praça ainda tem a questão do lucro ficar em casa.

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    2. Com certeza, esse é o ponto de chegada que todos almejam!!!

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  3. Antes de comprar a Mack, a Volvo já tinha comprado a White, e foi aos poucos inserindo a marca Volvo junto da White até o ponto de eliminar de vez a White. E ainda tem alguns modelos equipados com motores Cummins. Mas eu considero pouco provável que a Mercedes-Benz volte a vender caminhões com a própria marca no mercado americano.

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    1. Exatamente, e ainda mantem os Cummins opcionais justamente por essa característica de mercado. Um amigo meu, comprou um Volvo White importado alguns anos, com Cummins N14 e caixa Spicer de 22 velocidades :-)

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