MB Actros de 510 cavalos

                                             



Nesta semana, um colega meu trafegando pela avenida Jacu Pêssego, flagrou este Actros rodando em teste camuflado e atrelado á um bitrem 9 eixos graneleiro Randon. Em primeiro momento, chamou a atenção dele o fato de estar com a cabine camuflada, porém, o que realmente chamou a atenção dele, foi o desempenho do caminhão.

Meu amigo, estava em um MB Axor 2544, com carreta três eixos, carregado com 31,500 de carga, e não conseguia acompanhar o conjunto da MB, nem mesmo nos aclives da avenida. Ele entrou em contato comigo ao parar com ele emparelhado no semáforo, e comentou sobre o caminhão, disse a ele que a MB andava por ai com um Actros equipado com motor V8 na faixa dos 600 cvs, o que parecia razoável para o grande fôlego do caminhão, mas também, poderia ser a nova faixa de 510 cvs da nova gama.

Continuando a viagem dele, novamente, ele ficou pra trás, e a curiosidade dele foi aumentando ainda mais, até que, ao conseguir alcançar o caminhão em teste novamente, ele perguntou sobre o caminhão para o motorista da Mercedes-Benz.

Realmente se tratava do motor de 510 cavalos, e mais incrível, o conjunto estava carregado com 47 toneladas de carga, mostrando que o caminhão desempenha muito bem, pois nem mesmo o caminhão com PBTC de 48,500 conseguiu acompanhar o caminhão de teste com PBTC de 74 tons.

Este motor de 510 cavalos, é o  OM460 LA, que resumindo, se trata do  tradicional OM457LA presente massivamente na linha pesada de caminhões e ônibus MB, porém repotencializado e com 13 litros.

Eu posso estar enganado, mas acredito, que esta faixa de 510 cavalos será a nova ordem de potência na liderança das vendas, pois além da MB, a DAF esta no mercado oferecendo o motor Paccar MX-13 com os mesmos 510 cvs, e ambos os modelos, prometem incomodar a concorrência .

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Enquanto isso, a Volvo limpa o chão com a concorrência com o FH540...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Todas as montadoras atuais estão com motores e produtos de boa qualidade, sempre tive uma quedinha pelos estrelados, porém ao que vejo perderam espaço para a concorrência nos últimos anos. Lembrando que os MB´s foram e ainda são a escola de varias gerações de caminhoneiros.

    ResponderExcluir