Bitrenzão engatado em cavalo quatro eixos, pode?

                                         

Essa semana em meu Instagram (wagnercaminhoes) postei essa foto compartilhada de um Man TGX quatro eixos atrelado a um bitrem 6+6. Logo a pergunta de muitos era se essa configuração era permitida.

O questionamento é bem valido, já que sabemos que muitas configuração proibidas e fora de normas rodam pelas estradas do Brasil sem problema, exemplo os bitrens sete eixos com cavalos 6x2 e cavalos quatro eixos engatados em implementos vanderleia.

Bem provável que esse cavalo TGX em questão esteja fora da lei porém, temos que lembrar que esses veículos são especiais e necessitam de autorização especial para trafegar, entre as diversas exigências na hora da emissão da AET, possui o trecho a ser percorrido, a velocidade e também a quantidade de eixos.

Quem acompanha o Youtuber Kiko Bonesi sabe que ele foi autuado no Arco metropolitano do RJ, por possuir uma AET Federal sendo que o trecho é controlado pelo estado. Um dos caminhões da minha empresa também sofreu a mesma punição, e no documento específico para aquele trajeto, a velocidade é de apenas 60 Km/h.

Enfim, entrei nesses detalhes para mostrar que o documento é bem complexo e cheio de regras e informações. Voltando ao TGX, pode até ser que esteja dentro da lei, já que recentemente a MB do Brasil apresentou ao mercado um Axor blindado equipado com quarto eixo para tracionar caretas bitrenzão.
                                                     

Postar um comentário

2 Comentários

  1. As maiores transportadoras de grãos do país desenvolvem e testam configurações diferentes através de liminarés. Depois, quando conseguem resultados positivos, lançam mão de suspensão influência junto a bancada ruralista e montaras para legalizar as composições.Cavalos 6x2 atreladose a carretas de 3 eixos ou carretas simples de 4 eixos, por exemplo, foram desenvolvidos no grupo G10 de Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, interessante essa informação. dá agora para entender o porque de vermos muitas configurações curiosas pelo trecho.

      Excluir