Dupla embreagem em veículos comerciais. Tecnologia de ponta.

                                               


Cada fabricante, seja de caminhões ou automóveis sempre apostam suas fichas e muito dinheiro em desenvolvimento para um certo tipo de tecnologia, mesmo sendo comum para muitos fabricantes um mesmo equipamento, sempre tem aquele que irá investir mais.

Mas empresas como a Volvo parece possuir outra filosofia, de não apenas se destacar em certas soluções mas sim ser pioneira nos lançamentos. Conhecida por prezar pela segurança, ela foi a lançadora mundial do cinto de três pontas que mais tarde foi incorporado pelo resto do mundo. Lançou recentemente a direção elétrica para caminhões, a suspensão dianteira pneumática independente, o 6x4 com suspensor entre outros, mas sem duvida o produto que merece grande destaque é a caixa automatizada I-Shift com dupla embreagem.

Ao contrario do mundo, onde as caixas automáticas e automatizadas sempre fizeram sucesso entre os veículos de passeio, no Brasil,  o que mandava era a redução de custo, mesmo os veículos sendo um absurdo de caro no país.

Nos últimos anos, aconteceu meio que uma revolução no comportamento dos consumidores. Com o passar dos anos as transmissões do tipo automatizada (Mais adequada para a operação de transporte) começaram a ganhar participações significativas nas vendas dos pesados, sendo que alguns casos já é possível não encontrar modelos com opções de cambio manual, ao mesmo tempo que as vendas de transmissões automáticas e automatizadas cresceram no mercado de carros de passeio do país.

Mas a transmissão manual convencional tem sim suas vantagens e tem muita gente que defende a não extinção dela  no mercado, tanto em carros como em caminhões. Eu concordo, opções para todos os gostos e bolso é sempre válido.

Mas como tudo no mundo nada é perfeito, por característica, a transmissão manual é a que melhor aproveita a potencia e torque do motor, mas perde muito torque na transição de uma marcha para a outra. Isso  foi resolvido com a aplicação da dupla embreagem, onde o sistema fica responsável uma embreagem pelas marchas impares e outra pelas marchas pares, assim acontecendo as mudanças muitos rápidas sem tranco pois enquanto o veiculo esta trafegando em uma certa  marcha, a próxima já está preparada para ser engatada, diminuindo consideravelmente os buracos da perda de torque nas trocas de marcha.

No caminhão, onde os trancos devem ser minimizados ao máximo para evitar quebras prematuras, o sistema de dupla embreagem casou perfeitamente, além de trazer maior desempenho ao veiculo.

Então veja o resultado nesses vídeos onde mostra o comparativo de caminhões, um equipado com transmissão automatizada convencional e o outro com dupla embreagem:

                                                       

                                       

Bem legal os vídeos não é?! Dá pra notar a diferença de comportamento em marcha dos veículos.

Então curtam aí e até a próxima, abraços.

           

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1 Comentários

  1. Para uso severo, ainda prefiro um automático convencional ao invés do automatizado. Principalmente os de dupla embreagem. Automatizados são um bom quebra-galho, mas não dá para negar que um automático moderno já é melhor, e às vezes ainda proporciona médias de consumo de combustível até melhores na comparação com o câmbio manual como se vê em alguns ônibus urbanos.

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