Eu tinha conhecimento sobre o lançamento desse chassi. Desenvolvido para fazer frente ao concorrente VW 17-230 EOD, ele vem equipado com a versão automatizada da caixa G-85 de 6 velocidades de fabricação própria.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a alavanca de comandos, idêntico ao joystick utilizado nos caminhões, como o Axor 2544 que eu trabalho.
Esses chassis com motorização dianteira na minha opinião deveriam ser proibidos em prol da melhor qualidade de vida á bordo de quem utiliza o ônibus e principalmente para quem o dirige por longas horas.
Enfim, mesmo sabendo que o lobby das empresas de transporte é grande para manter essas carroças em uso por conta do menor valor de aquisição, ao menos é bom saber que as fabricantes vem investindo em melhorias como a adoção de suspensão pneumática e as transmissões automatizadas, aumentando o conforto consideravelmente.
Esse chassi vem equipado com o motor OM926LA que na linha de caminhões, equipa o Atron 2729 por exemplo, que tem na frota da empresa que eu trabalho.
Para os apaixonados por caminhões e veículos comerciais em geral, fiquem com o vídeo abaixo mostrando o funcionamento desse motor instalado em um chassi OF1724.
0 Comentários