Mercedes-benz OF1724 Automatizado

Durante o evento no ano passado do BBF-Bus Brasil Fest, onde os apaixonados por ônibus puderam ver diversos modelos de ônibus urbanos e rodoviários com o apoio das empresas de transporte expostos em frente ao estádio do Pacaembu, recebi fotos de muitos veículos expostos na feira, e o que me chamou a atenção foi exatamente essa foto abaixo do interior de um MB OF1724 automatizado.

                                                               

Eu tinha conhecimento sobre o lançamento desse chassi. Desenvolvido para fazer frente ao concorrente VW 17-230 EOD, ele vem equipado com a versão automatizada da caixa G-85 de 6 velocidades de fabricação própria.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a alavanca de comandos, idêntico ao joystick utilizado nos caminhões, como o Axor 2544 que eu trabalho.

Esses chassis com motorização dianteira na minha opinião deveriam ser proibidos em prol da melhor qualidade de vida á bordo de quem utiliza o ônibus e principalmente para quem o dirige por longas horas.

Enfim, mesmo sabendo que o lobby das empresas de transporte é grande para manter essas carroças em uso por conta do menor valor de aquisição, ao menos é bom saber que as fabricantes vem investindo em melhorias como a adoção de suspensão pneumática e as transmissões automatizadas, aumentando o conforto consideravelmente.

Esse chassi vem equipado com o motor OM926LA que na linha de caminhões, equipa o Atron 2729 por exemplo, que tem na frota da empresa que eu trabalho.

Para os apaixonados por caminhões e veículos comerciais em geral, fiquem com o vídeo abaixo mostrando o funcionamento desse motor instalado em um chassi OF1724.

                                         
 
                                                     

Postar um comentário

0 Comentários