Carreta Cegonha brasileira vs Carreta Cegonha norte-americana

O transporte de carros sobre caminhões é uma realidade no mundo todo. Esses bens de consumo precisam chegar em qualquer cidade, qualquer canto do pais, acarretando assim um tremendo desafio para o setor logístico.

Como se isso já não bastasse, ao redor do mundo, os carros de porte cada vez maior vem ganhando espaço, e acomodar esses veículos na carreta não é tarefa fácil.

Aqui no Brasil, por conta dos preços exorbitantes cobrados nos carros zero Kms, os compactos mais baratos sempre foram os veículos mais vendidos. Pequenos, não chegavam a ser um desafio montar a carga sobre o implemento. 

No entanto, atualmente o país vem seguindo a tendência mundial. Caminhonetes, peruas, vans e SUVs, vem ganhando espaço no setor. Até mesmo os compactos e compactos Premiuns estão dando uma esticada, fazendo com que seja necessário alguma adaptação e muito trabalho para o pessoal da logística.

                                                     

                                               

Nessa foto acima, dá pra ter a noção dos recursos que são feitos para acomodar a carga.Nesse caso, para o carregamento de cinco Volkswagen Polos no piso superior foi preciso remontar o último carro para não exceder o comprimento.

Segundo o motorista Eduardo, que dirige essa carreta da foto, ele não gosta muito de ter que viajar com a carga assim, já que as rampas do remonte são produzidas com material fraco, e o medo de ocorrer avarias é grande.

Já nos EUA, a realidade de carros com grandes dimensões é comum, e pra agravar, o limite máximo de altura da cegonha é o mesmo aplicado aos demais caminhões.

Segundo o Marcos Téneré, Cegonheiro e dono do canal vlog18rodas no Youtube, o remonte de carros é uma coisa normal por lá, mesmo porque sem esse recurso seria impossível comportar os carros, ou seria preciso reduzir bastante o número de veículos transportados em cada carreta.

A favor dele, tem as belas carretas High Rail,  Easy loader e Quick loader, que oferecem uma infinidade de recurso hidráulicos e posições dos pisos para encaixar os veículos da maneira mais compacta e segura possível.

                     


E basta dar uma leve observada nessas carretas presentes nos EUA pra ver que elas já nasceram para transportar os carros nas posições mais diversas possíveis, criando um verdadeiro quebra-cabeças.

Recentemente, mudanças tanto aqui no Brasil como nos Estados Unidos, facilitaram o manuseio e o transporte desses carros que não param de aumentar de tamanho. No Brasil, passando do comprimento de 22,40 para 23,00 mts e com o entre eixo com limite de 18 metros, enquanto nos EUA, as carretas agora podem ter até 24,38 mts.

Sem duvida, medidas que beneficiarão a vida de quem atua no complexo trabalho de transportar os sonhos de muita gente.

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