Sistema Driver Coaching da Volvo

                                             
                                       

Há décadas os caminhões receberam um bocado de tecnologia, em especial nos motores, passando dos obsoletos sistemas de bombas injetoras para os eletrônicos, utilizando unidades injetoras independentes para cada cilindro.

Para isso, uma série de sensores e atuadores realizam constantemente a leitura da condição e o comportamento do propulsor para ter o melhor aproveitamento da eficiência energética, resultando em economia de combustível e durabilidade do motor.

Um fato curioso, é que os primeiros modelos de caminhões equipados com motorizações eletrônicas, tinham o sistema subutilizado, já que mesmo monitorando diversos sistemas e condições para o perfeito funcionamento, nada era passado para o condutor acompanhar, já que sequer existiam computadores de bordo no painel, exemplo o Mercedes-Benz LS1938 e os primeiros Iveco Stralis.

Com o tempo e a exigência do mercado, além de possuir computadores de bordo, eles foram ficando maiores e mais completos, como acontece com a nova gama da MB, que além de possuir diversos medidores, agrega agora pressão do turbo.

Mas as marcas tradicionalmente Premiuns, as Suecas Scania e Volvo, foram além, tornando os computadores de bordo verdadeiros instrutores á bordo. De inicio a Scania que em meados de 2010, trouxe para o Brasil o Scania Drive Support, e atualmente a Volvo com o Driver Coaching, sistema que faz parte do Dynafleet.

Veja como funciona na pratica o sistema da Volvo, lançado pro ultimo no setor:

                                     

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