Ultimamente, um dos assuntos mais comentados no setor do transporte, é sobre o futuro dos combustíveis que irão mover os caminhões. Empresas e fabricantes ao redor do mundo debatem qual caminho será trilhado, especificamente, qual a solução energética que irá impulsionar os caminhões do futuro.
Já está decidido que a solução não será padronizada e sim, adequada para cada realidade de mercado ao redor do mundo, tal como o diesel de cana, diesel sintético, GNV, GNL e tantas outras soluções.
Assunto que eu mesmo já comentei aqui no blog porém, uma coisa que não podemos negar, é a força da eletromobilidade como uma das soluções.
O assunto corre facilmente nos "trend topics" da mídia especializada. O mais interessante, é que a solução não é fácil, já que a autonomia, o peso das baterias e até a infraestrutura de abastecimento mesmo nos países de primeiro mundo, se tornam verdadeiros empecilhos e inviabilizando o emprego dessa tecnologia justamente pelo diminuição da capacidade de carga do caminhão e redução drástica do alcance sem abastecimento, mesmo assim, o assunto não sai da mente dos engenheiros e os estudos estão constantes. Quem descobri como solucionar essas duas barreiras criadas pelas limitações das atuais baterias, ficará rico!
Eu estou curtindo muito essa nova discussão, e tentando acompanhar o mais de perto possível. Para quem é apaixonado por tecnologia, não está sendo diferente, ao passo que descobrirem como empregar esses veículos elétricos em caminhões pesados sem atrapalhar sua capacidade de carga e resolvendo a grande barreira da reduzida autonomia, e um extenso espaço de tempo sem carregar vai ser incrível.
Mesmo com todas essas barreiras que ainda não permitem a utilização plena dos caminhões elétricos no mercado, eles irão de um jeito ou de outro virar realidade, já que até mesmo mercados desenvolvidos e de certa forma indiferentes as questões ambientais com os EUA, estão sentido no bolso o peso de manter carros e caminhões movidos a combustíveis fosseis.Veículos de passeio e até alguns protótipos de caminhões já são realidade a médio prazo por lá. Empresas com a Tesla já estão colhendo frutos dessa nova onda.
Nos EUA, onde os combustíveis fosseis são vendidos por preços relativamente mais justos, os motores com combustíveis alternativos e até mesmo os elétricos estão ganhando mercado, uma onda que vem da Califórnia, como sempre.
Depois dos carros, será a vez dos cargueiros, com restrição cada vez maiores como a lei da marcha lenta, proibindo os mesmos pernoitarem como os motores ligados para manter a climatização, fabricantes estão desenvolvendo motores elétricos que realizam essa função durante as paradas de descanso, mantendo o bom e velho e poluidor motor diesel desligado.
Enfim, com o surgimentos dos diversos sistemas de tração para os novos veículos automotores, os elétricos possuem grande chance de povoar cada vez mais as ruas e estradas pelo mundo a fora. Mais tarde, será a vez dos pesados, ao mesmo tempo que os problemas de autonomia, tempo de carregamento e armazenamento de energia, forem sendo solucionados.
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