Caminhão tanque abastecendo o avião



Depois dos últimos acontecimentos no mundo dos transportes,  envolvendo inclusive a grande greve nacional dos caminhoneiros, ficou mais que provado que sem caminhão, o Brasil para! Não existe sequer uma operação, onde de um  jeito ou de outro, não exista  a presença fundamental dos caminhões.

Na aviação, não é diferente, eles estão sempre presentes nos aeroportos. Reparem nessa foto tirada por mim em Congonhas, onde ao menos três caminhões estavam prestando serviço ao AirBus A320neo.

                                             



Os veículos presentes nos aeroportos, são sempre interessantes, com características distintas afim de manter uma operação exclusiva e extremamente segura para a aviação. Destaque para os caminhões tanques, responsáveis pelo abastecimento de combustível nas aeronaves.

Uma vez, fui visitar um amigo que estava trabalhando no aeroporto de Itanhaém-SP, tive a oportunidade de ver de perto as características desses caminhões nessa operação. Impressiona a quantidade de equipamentos e sistemas para dar segurança no abastecimento, um exemplo é um braço metálico que trava a alavanca de marchas para evitar que ela seja engatanha, engrenando o caminhão acidentalmente e assim podendo provocar um acidente durante o abastecimento, já pensou?!

                                          


Esses caminhões de abastecimento são bem complexos. Vale a pena conhecer um pouco mais de suas características e equipamentos nesse vídeo detalhado do canal Aero por trás da aviação, confira:

                                      
                                            



Postar um comentário

0 Comentários