A Iveco apresentou através de uma coletiva descontraída, a nova linha Tector com o destaque da estreia da família na categoria leve, com os representantes 9-190 e 11-190.
A coletiva teve presença forte dos Argentinos e representantes de outros países vizinhos. já que o mercado na Argentina é bastante importante para a marca, onde ela é líder de mercado há 9 anos.
O evento de apresentação ficou marcado pela descontração e principalmente pelo otimismo presente em todos os representantes da Iveco. Anunciado durante a fenatran 2017, mantendo a filosofia de "foco no cliente", a fabricante do grupo FPT, apresentou os leves da família Tector, aproveitando sua interessante participação no mercado mix de médios de 8 a 15 toneladas, onde ela detém cerca de 8% de participação.
Com o slogan "mais caminhão para o seu batidão", a Iveco leva para o mercado um caminhão com o melhor powertrain da categoria composto pelo motor FPT NEF45 de 190 cavalos, com a maior curva de torque plano do segmento.
O veiculo vem equipado com a transmissão manual Eaton de 6 velocidades com exclusiva relação de marchas desenvolvida para a Iveco. Essa caixa tem a vantagem de ser a mesma transmissão automatizada ao receber os componentes eletrônicos futuramente.
Ainda falando de transmissão, essa caixa possui a maior força em primeira marcha entre os concorrentes, e ainda tem a sexta marcha super Overdrive, enquanto os concorrentes usam a Overdrive.
Com tudo isso, a Iveco promete o destaque de cerca de -4% de consumo no 9 toneladas e -7% no 11 toneladas.
Passando para a suspensão, o veiculo está equipado com molas parabólicas nos eixos dianteiros e traseiros, garantindo bastante conforto ao rodar, já que na cabine, ainda tem o suporte de coxins na parte frontal e molas helicoidais com amortecedores na parte traseira, garantindo conforto em qualquer situação.
A cabine é bastante ampla, senda a melhor da categoria. Durante o test drive, a impressão ao olhar pelo para brisa e retrovisores, era de estar a bordo do seu irmão maior Stralis Hi-Road.
A grade dianteira, ainda está posicionado com fácil acesso, a vareta para verificação do nível de óleo e água do sistema de arrefecimento. Os degraus são baixos para facilitar o sobe e desce da cabine nas entregas urbanas e a abertura das portas se dão até 87°.
O campo de visão tem cerca de 1,53m², e com o auxilio de conjunto de retrovisores convexos de ambos os lados trás segurança eliminando ao máximo os pontos cegos.
Ainda na cabine, os destaques não param por aí. A Iveco conseguiu manter o menor ruído interno da categoria, e a alavanca de troca de marchas posicionada no painel, permite uma movimentação tranquila dentro da cabine, com entregas urbanas levando ajudante, faz uma baita diferença.
Durante a apresentação do produto em Campinas, pude observar bastante porta objetos espalhados pela cabine, um interessante cronotagógrafo de fita e não mais disco diário ou semanal, e me chamou bastante a atenção também o espaço interno. Sentado no banco do motorista, encontrei o mesmo espaço para as pernas que eu encontro no caminhão extrapesado que eu trabalho.
Com sua cabine de cerca de 201 cm de largura e 254 cm de altura, sendo 47cm de largura do acento do motorista com sistema pneumático, e 114 cm do banco ao teto, não encontrei problema na ergonomia. Ainda está presente nos novos Tector, a regulagem do volante.
Com design global, as cabines da nova família Tector, ficaram bonitas e funcionais, um exemplo os defletores, grandes e eficientes, direcionando toda a sujeira do spray da chuva para a parte inferior da cabine.
No final da coletiva, ainda fomos surpreendidos com a apresentação da nova identidade visual para o restante da família Iveco Tector, que agora abrange de 9 toneladas até 31 toneladas.
Durante o test drive, eu escolhi para pilotar o menor da família, o Tector 9-190, e posso afirmar, o caminhãozinho vai dar o que falar no mercado. Roda macio no trecho urbano, e desenvolto no trecho rodoviário graças ao escalonamento das 6 velocidades e complementado pelo interessante motor FPT NEF45 que equipa os modelos de 9 e 11 tons, onde pude notar o torque plano agindo perfeitamente nas retomadas de velocidades.
Se eu fosse vocês, iria já em uma concessionária Iveco agendar um Test drive. Tenho certeza que irão curtir.
E se tiver disposto a comprar, a Fabricante anunciou os valores de 155 mil reais para o 9-190 e 165 mil reais para o 11-190.
Um abraço e até a próxima.
2 Comentários
Wagner a sua humilde opinião você acha que esses dois novos caminhões vão dar muito trabalho para os novos delivery 9.170/11.180 e MB Accelo 815 e 1016.Visto que por um lado a MB é muito rápida para mexer no motor dela em questões de modificações e melhorias,e Vw consegue fazer milagre no cummins Isf 3.8l. A iveco vai ter que trabalhar muito na questão de marketing e preços para alcançar a concorrência ?
ResponderExcluirCom certeza, terá muito trabalho. Concorrência difícil e acirrada
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