Mercedes-benz Accelo automatizado e puxão de orelha na marca.

                                                 




Nessa semana, a imprensa especializada divulgou os bons números obtidos pela Transportadora Jamef com a utilização de sua frota de Mercedes Accelo equipados com transmissão automatizada.

Apresentado na ultima Fenatran, o modelo vem aos poucos ganhando mercado, já que a caixa automatizada é uma realidade sem volta para o transporte brasileiro.  Com as vantagens conquistadas no setor de extrapesado como, redução de consumo de combustível, durabilidade dos pneus e preservação dos componentes de motor e cambio, logo se tornou um sucesso, que mais tarde desembarcou nos semipesados e agora nos leves.

                                                



Claro que empregar esse tipo de tecnologia nos cavalos mecânicos fica bem mais fácil, pois o valor maior pela transmissão, é mais fácil ser absorvida pela rentabilidade maior da operação, carregando mais peso e com cargas mais valiosas e volumosas.

Sendo assim, essa desculpa foi sendo usada pelos fabricantes para continuar mantendo em seus portfólios apenas a opção manual nos leves. Mas eis que novamente, a Volkswagen entra em cena, lança uma linha moderna e assim, força os concorrentes a se mexer e lançar produtos eficientes e a altura.

                                           
                                                            


Esse papel da VW vem mudando o mercado brasileiro já há algum tempo. Primeiro com a concorrência acirrada com MB e Ford nos caminhões menores, depois com o sucesso do Titan Tractor 18-310, um cavalo intermediário que tracionava peso na medida sem necessidade de cavalos caros e potentes. E atualmente, ela lançou sua  linha de leves Delivery, agitando mais uma vez o mercado.

                                                     


A Mercedes-Benz lançou a versão automatizada do Accelo, enquanto a VW ainda está na promessa de lançamento dessa tecnologia para a nova gama Delivery.

Porém, o mérito da MB em ser pioneira vai por agua abaixo quando se analisa que essa manobra da marca da estrela, foi uma medida rápida para se sobressair perante a VW, que em breve irá lançar sua versão automatizada e se tornará a linha mais moderna do pais!

Eu costumo dizer para os mercedeiros do Brasil, a melhor coisa que aconteceu nos últimos tempos, foi a criação da VW caminhões&onibus, pois caso contrario, ainda estaríamos trabalhando e dirigindo caminhões com tecnologias proximas ao do 1113, com permissão aos exageros, claro.

Enfim, as transmissões automatizadas estão ai, a concorrência continua acirrada, e a desculpa das fabricantes para se acomodar e continuar a vender veículos caros e pelados já não cola mais. Já que a VW tomou a frente e mostrou que vender caminhões mais completos e tecnológicos pode ter o seu valor amortizado com a fabricação em escala de produção!

Quem se beneficia disso tudo é o cliente. Então vamos aproveitar e continuar exigindo respeito pelo nosso dinheiro.

Até a próxima.


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3 Comentários

  1. Muito bom Wagner!
    Na Fenatran fiz um test drive com o Delivery 11-180 Vtronic, as duas marcas tinham modelos automatizados, a MB foi mais rápida a oferecer a opção,concordo também com você,VW foi a causa da grande revolução em produtos para nós consumidores, infelizmente na gama leve essa evolução foi lenta, acredito que quando a Iveco entrar na briga , a chapa vai esquentar, e quem vai ganhar somos nós consumidores!

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    1. É isso aí, meu irmão. O mercado está cada vez mais interessante.

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  2. A VW está demorando para trazer vw delivery automatizado porque ela sabe que operação do anda e para no transito urbano exige mais dessa transmissão do que no pesados, a automatização vive dando problema vide os ônibus v-tronic que 95% já virou manual

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