Novo Actros. A novidade está no motor!

                                                          

                                                                  Foto Cajau Antonelli

Não, o Wagnercaminhoes não está equivocado. Existe uma grande curiosidade no motor que equipa o novo Actros, rsrs. Pois é, finalmente a Mercedes-Benz traz ao mercado brasileiro sua geração MP4 do top de linha Actros.


Ele foi o primeiro caminhão dos modernos do mercado mundial a ser lançado, mas só chega agora, depois de Volvo e Scania com suas novas cabines, lançadas depois da MB no velho mundo e primeiro aqui no Brasil.


Primeiramente, ele virá apenas com uma opção de cabine, e três tipos de configuração de eixos, estreando o 4x2 na linha inclusive. Como inicialmente irá viver junto com a atual linha do Actros MP3, as outras opções de cabines virá com o tempo.

                                                    


                                                               foto Cajau Antonelli

Mas, ele sendo equipado com o já consagrado motor OM460LA, que inclusive equipa a linha Actros desde 2016, porque é uma novidade?


Vendo por esse lado, claro que não é! Mas o curioso, é que ele recebe esse motor ao contrário do Actros europeu, onde a linha recebe a família de propulsores da serie 470 e derivados, irmãos dos americanos Detroit Diesel. Provavelmente ele irá receber essa motorização por aqui com a entrada em vigor da norma Euro6 em 2022, 2023.

                                           


                                                                     Motor OM460LA

O interessante aí, é que ao receber esse motor, a MB do Brasil mantém uma politica de desenvolvimento bem ao seu estilo, digna de quem tem o patamar de maior fabricante de veículos comerciais do planeta. Sendo assim, ela se dá ao luxo de conseguir desenvolver veículos para cada tipo de mercado.


Enquanto outras marcas, praticamente vendem os mesmos produtos com pequenas alterações para o mercado que irá atuar, a MB consegue criar um caminhão praticamente exclusivo para cada região do planeta.


O próprio Actros MP3 do Brasil, com seus modelos 2546,2646 e 2651, é um exemplo disso, ele recebeu uma frente exclusiva para o pais, e recebeu o motor OM460LA, esse um velho conhecido dos americanos.


Essa alteração no propulsor é interessante, pois O Actros MP3 sempre teve em toda sua linha e variantes, os motores em V, sejam eles 6 e ou 8 cilindros, e aqui no pais, com a  tropicalização, ganhou o motor em linha OM460.

                                              


                                                                    Foto Cajau Antonelli

Com o lançamento do MP4 agora, a filosofia continua a mesma, já que na europa e até nos países vizinhos como a Argentina que recebem veículos da Alemanha, são equipados com motores modernos da linha OM470. enquanto aqui, o caminhão foi atualizado, inclusive recebendo um sistema exclusivo de suspensor do terceiro eixo no 6x4, igual ao Volvo FH, melhorias na arquitetura eletrônica, sistemas de segurança ativa e comodidade porém, o bom e velho motor OM460LA, ainda está lá, roncando imponente debaixo da cabine.


Postar um comentário

3 Comentários