Caminhão a gás

                                                  


A busca frenética ao redor do mundo para encontrar uma fonte de energia eficiente e livre da dependência do petróleo, não é nenhuma novidade. Os estudos e testes operacionais acontecem em todo o planeta.

A eletrificação segue forte como a próxima percursora como matriz energética dos futuros veículos, mas a realidade de cada setor, cada região, é diferente. Sendo assim, a solução foi encontrar uma fonte substituta de acordo com o acesso da tecnologia do pais, e a viabilidade de encontrar a fonte de energia na região.

Assim, surgem diversas fontes alternativas ao petróleo, tal como, etanol, energia elétrica, sistemas híbridos, diesel sintético, e os a gás. Esses últimos, mostram enorme potencial para o Brasil, já que o GNV é encontrado em abundância e os resultados na operação mostram que os veículos possuem comportamento operacional bem próximo aos com motores a diesel.

Tudo isso acontecendo muito rápido, é normal surgirem duvidas sobre o novo propulsor! A Scania se tornando referência no desenvolvimento do caminhão a gás no Brasil, disponibilizou o seu engenheiro de produtos, Alexandre Carvalho. Abaixo ele explica detalhes sobre os novos caminhões:

Como ele é abastecido?
Esse caminhão é 100% dedicado. O que quero dizer é que ele vai funcionar somente com combustível a gás.
E a autonomia?
A autonomia desses caminhões é suficiente para atender centros urbanos, curtas e médias distâncias, com raio de até 500 km.
Quais os benefícios para o cliente?
São inúmeros os ganhos econômicos obtidos pela escolha do gás natural como combustível. Mas a principal vantagem é a preservação do meio ambiente. O gás natural se dissipa facilmente na atmosfera em caso de vazamento por ser mais leve que o ar.
E o motor?
Como o gás é seco, ele não provoca resíduos de carbono no motor, nas partes internas, e seus componentes foram fabricados e projetados para esse combustível para maior durabilidade do veículo.
Quais as diferenças do caminhão a gás para um modelo movido a diesel?
O caminhão, o torque e a potência são similares ao diesel. Ele é estequiométrico, com injeção indireta e sensores lambdas em algumas partes do motor. Vale ressaltar que seu ponto de ignição é muito elevado, sendo de duas a três vezes mais alta que outros combustíveis líquidos.
O modelo é seguro?
O gás natural e a sua segurança podem ser comprometidos apenas se o processo relacionado a seus componentes não seguirem as normas exigentes no Brasil. E sabemos que o gás natural é muito mais difícil de ser adulterado do que outros combustíveis líquidos.



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