O futuro dos motores Diesel

Provavelmente eu já comentei por diversas vezes a eficiência do motor Diesel e sua importância para o desenvolvimento mundial aqui no blog. A logística tendo um papel importantíssimo para o crescimento dos mercados mundo a fora possui um excelente aliado, o motor Diesel.

       


Mesmo assim, atualmente, ele  é considerado um vilão do meio ambiente. Não vou negar, os gases expelidos do escape e seu material particulado, o deixa em uma posição difícil frente as normas ambientais cada vez mais rígidas, mesmo esse tipo de motor tendo sofrido mudanças significativas nos seus limites de emissões com uso de pós tratamento de fumaça e alterações nos sistemas de injeção, ele é ainda visto com maus olhos pelos orgãos reguladores sendo até deixado de lado pelos fabricantes de automóveis em diversos paises.

Acho válido a busca por soluções e combustíveis alternativos ao Diesel, mas não podemos negar que ele ainda terá muito tempo no mercado, pois ainda não inventaram um propulsor tão completo quanto o ciclo Diesel.

     

Sua economia, durabilidade e força em baixas rotações é tudo que um transportador almeja para realizar sua tarefa de transferência de cargas com perfeição.

E a sua eficiência vai além, pois um exemplo, com os atuais investimentos em motores mais limpos, vem crescendo cada vez mais no Brasil o uso e desenvolvimento de motores a gás. Mas esses, por utilizar o sistema de ciclo Otto, ou seja, com uso de velas de centelhamento, igual aos veículos de passeio, não é possível instalar um sistema de freio motor , devido ao comando diferente, e as fases do pistão na câmara, mostrando que o motor Diesel leva vantagem até nisso.

Sendo assim, resta assistir até quando for possível, o fim do uso desses motores á diesel recebendo tecnologia para diminuição de consumo e poluição cada vez mais avançado, enquanto ele vai dando lugar a novas soluções para o futuro. Mas ao mesmo tempo deixando sua importante marca na história do transporte global e deixando para trás, um bocado de aficionados com "Diesel nas veias".

Até a próxima.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Boa tarde
    Sou fã de caminhões, mas principalmente, de caminhões a diesel. Concordo com a postagem e espero ver ainda, por muito tempo, os motores ciclo diesel rodando pelas estradas. Deixem os elétricos e gás para os centros urbanos, mas nas estradas, que continue o bom e robusto a diesel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, concordo com sua posição. penso o mesmo!

      Excluir
  2. Sou extremamente favorável aos motores Diesel, e considero mais viável integrar outros combustíveis à matriz energética do transporte ao invés de simplesmente excluir o óleo diesel convencional e eventuais substitutivos.

    ResponderExcluir