Só aguardar, Motô...


Sem dúvida, essa é uma das piores frases que o motorista ouve frequentemente ao longo do dia, seja qual for a carga transportada.

É de deixar qualquer motorista irritado! Esse acontecimento diz muito sobre como anda o investimento na logística, pois o uso do caminhão como estoque, mostra o quão despreparado está o local de recebimento do cliente e também a capacidade da indústria de despachar suas cargas.

Para o motorista, é ainda mais cruel já que ao reclamarmos sobre a demora geralmente somos mal tratados, infelizmente se tornando uma prática comum.

O setor inteiro de logística tem que entender, que o problema não fica apenas nas costas dos motoristas. Toda a cadeia paga um preço elevado por toda essa ineficiência. Caminhões não realizam rotatividade ideal, a manutenção da frota fica mais complicada, e assim, toda a operação se torna cara chegando até o cliente final. Que paga e paga muito dinheiro por todo esse gargalo.

Na parte do profissional do volante é ainda mais desastroso, pois isso cria até um enorme desestímulo das novas gerações em entrar para a profissão, se já não bastasse outros tantos desestimulos criando um preocupante cenário de falta de motoristas nas previsões futuras, além dessa demora claro, gerar problemas em tempo real, pois a cada hora que um caminhoneiro fica esperando a boa vontade do cliente ou embarcador, pode representar lá na frente, horas ao volante no momento que seria de descanso, já que as empresas possuem turnos que são substituídos por outros funcionários, o mesmo termina sua jornada e vai para sua casa enquanto o caminhoneiro sofre o stress de correr para entregar a carga no horário, e Geralmente isso acontece, provando que a parte mais eficiente da cadeia logística é o próprio motorista profissional!

Atualmente, estamos vivendo no país um fato que sempre aconteceu, mais ultimamente está mais acentuado, que é a falta de empatia pelo outro. E isso com o caminhoneiro é latente e temos que ter mais atenção com esses profissionais, já que em momentos de caos como o que estamos vivendo esses dias, a profissão se mostra essencial para a vida em sociedade.

Enfim, um desabafo. Até a próxima, pessoal.

Postar um comentário

1 Comentários