A influência da tecnologia embarcada no peso dos caminhões

                     

Todo mundo sabe que Caminhão foi feito para transportar peso. Claro que dentro das leis que limitam o sobrepeso.

Como ferramenta de trabalho, o cargueiro necessita estar totalmente produtivo e Apto para realizar a operação o mais rentável possível.

Pensando nisso, fabricantes desenvolvem equipamentos e acessórios cada vez mais leves para aumentar a capacidade de carga transportada.

Mas uma questão anda complicando essa conta, que são as tecnologias embarcadas nos caminhões, cada vez mais comum nos veículos rodoviários, os tornando pesados.

Cabines mais amplas e confortáveis, sistemas de frenagem auxiliares. Eixos de tração dupla para tracionar composições CVC, enfim, tudo isso está aumentando cada vez mais a tara do caminhão, reduzindo a carga transportada. 

Para quem carrega produtos em granel, tal qual graneleiros, tanques, silos, basculante entre outros, essa situação se torna bastante complicada.

Os fabricantes estão na busca constante de produtos mais leves sem perder a resistência, mas em um país como o Brasil com infraestrutura precária, a busca pela solução ideal é muito difícil.

Eu que trabalho com silo, tenho dificuldade em carregar peso com os tanques completamente cheios, já que a tara dele vazio é de 20.000 kg.

Tem empresas que estão evitando colocar cavalos traçados em bitrens nas rotas onde não se carrega nem um quilo acima do peso e dentro da tolerância justamente para não comprometer a operação.

Isso no universo dos caminhões pesados, onde eles tem a vantagem de colocação de mais eixos e criação de novas configurações. E no mercado dos caminhões pequenos, onde seu limite de capacidade de carga já não é tão folgada?

Com certeza as montadoras terão bastante trabalho pela frente.


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