Universos dentro do universo

O título até parece "papo" de maluco, mas a realidade, é que todo mundo já teve a reflexão de encontrar um grupo de pessoas que gostam das mesmas coisas que você, não é?!

De repente, com o auxílio da internet, você encontra todo um mundo voltado às coisas que você acompanha. E no fundo, de um jeito ou de outro, as coisas sempre estarão interligadas.

Outro fato curioso, é a correlação de mundos diferentes. Vou dar um exemplo abaixo na aviação com o transporte rodoviário de carga.

Todos sabem que a segurança na aviação é levada muito a sério, a redundância nos componentes são de impressionar,  os dispositivos de segurança são criados de modo intuitivo para agilizar a percepção do piloto.

E se eu te disser, que esse modo intuitivo em prol da segurança também pode ser encontrado em um caminhão? Isso mesmo, Veja o exemplo da foto abaixo:

                         

Essa imagem do display do caminhão que eu trabalho atualmente, dá um belo exemplo da segurança na condução.

Assim como nos modernos aviões, os avisos são representados por cores, para mostrar seu grau de importância, para evitar uma abortagem de decolagem para um sistema que não irá trazer prejuízo a segurança do vôo.

Nos caminhões também, alguns  avisos, não necessitam a parada imediata do cargueiro.

Sendo assim, a cor âmbar, alerta sobre alguma anomalia com o sistema, pedindo para fazer alguma ação simples ou alertando para uma atenção na próxima parada da máquina. O branco, pede uma consulta no manual de operação, já que pode trazer algum dano ao veículo caso nenhuma ação seja feita. Já o vermelho, é crítico, tanto pode ser algum sistema primário no avião que compromete o vôo, como pode ser o sistema pneumático do caminhão, fazendo o Caminhão parar no meio da pista ocasionando um acidente.

Interessante essa correlação entre os dois universos não?

E não para por aí, tanto na fórmula 1, como também no motociclismo, soluções aerodinâmicas podem ser encontradas inspiradas na aviação.

Eu não sei vocês, mas eu acho bem legal isso.

Um abraço e até a próxima postagem.

Postar um comentário

0 Comentários