Fim da era dos caminhões bicudos

                        

Essa semana foi bastante movimentada com comentários na internet sobre a circulação até então da foto na linha de montagem da Mercedes-benz com o último caminhão bicudo fabricado no Brasil. Trata-se de um exemplar do clássico Atron 1635, encerrando assim, uma imensa trajetória da marca da estrela com seus bicudos campeões de vendas.

Esse tipo de cabine trás bastante polêmica sempre quando se é colocado em pauta. A verdade, é que seus dias já estavam contados, e o fim da produção do último modelo, era questão de pouco tempo.

Usada comumente nos Estados Unidos, no resto do mundo, é praticamente unânime o uso das cara chatas, as avançadas.

O uso dela por parte dos EUA, diz mais sobre o país do que propriamente a eficiência das mesmas.

Aqui eu deixo bem claro que não sou contra elas, pelo contrário, acredito que seja o sonho de consumo da maioria dos caminhoneiros ao redor do planeta, mas tenho que admitir que a funcionalidade dos cabines avançadas (cara chatas) é bem ampla, facilitando as manobras em locais apertados, algo bem comum no país, além de possuir arranjos internos que trazem bastante conforto à bordo.

Com a lei aplicada aqui no país, assim com na Europa restringindo e limitando a dimensão dos caminhões de para choque a para choque, decretou de vez o fim das cabines semi avançadas (bicudos), e assim esse tipo de cabine foi dando adeus para diversas operações. Um exemplo é que até mesmo na cegonha, os bicudos dominavam, tendo até o MB LS1634 como o rei dos cegonheiros. Hoje algo inimaginável.

Sendo assim, os bicudos continuarão sendo um sonho de consumo para os que vivem fora dos EUA, e sempre veremos movimentos e projetos dando entonação ao retorno dos bicudos, mas creio que seja um caminho sem volta e teremos que nos contentar em pilotar em cima dos motores.

E você, o que acha?

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