Esse Caminhão vem dando o que falar desde a última Fenatran e a chegada dele em uma empresa de grande porte como a Maroni era inevitável.
Um Caminhão incrível em seu desenvolvimento, utiliza sistema de ciclo Otto no propulsor, ou seja, faz a queima usando velas de ignição, igualzinho ao seu carro movido a gasolina.
Para acomodar seus oito cilindros de gás, quatro de cada lado do chassi totalizando 230m³ dando uma autonomia de cerca de 500km, ele possui um enorme entre eixo de 3.900 milímetros.
Por conta da concepção do motor, é impossível o uso de freio motor, tendo a ajuda do Retarder para auxiliar na frenagem.
Bom. Detalhes do Caminhão, você consegue encontrar facilmente na internet, inclusive na página oficial da Scania.
Mas o que eu quero comentar aqui, é a operação interessante que a Maroni encontrou pra fazer uso desse veículo único.
Como eu comentei com amigos esses dias, a realidade dos combustíveis alternativos é um caminho sem volta, e o meu amigo Givago disse uma coisa interessante, que no futuro próximo, as frotas serão compostas por caminhões com diversas fontes de energia.
E um belo exemplo vem da Maroni, onde ela tem uma grande frota de caminhões, incluindo boa parte de Scanias, e esses permanecerão consumindo Diesel, mas os movidos a gás, podem ter seu espaço nessa operação, onde o caminhão da foto está, na operação CDA do Carrefour, realizando entregas nas lojas ao redor de SP e capital.
Sem dúvida, o emprego desse tipo de veículo nessa operação se torna muito interessante, rodando nos grandes centros poluindo menos, emitindo menos ruído, trazendo uma imagem mais amigável da sociedade e ficando de acordo com a autonomia menor do gás em comparação ao Diesel.
Local ao redor de São Paulo para abastecimento não será um problema e recentemente, fiquei sabendo que dois exemplares irão realizar uma operação dedicada para a JBS entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, mostrando que a versatilidade do caminhão pode ser ainda mais explorada.
É isso aí, em breve, vou tentar pegar mais informações sobre o desempenho do caminhão na operação com os meus amigos da Maroni.
Obrigado e até logo.
1 Comentários
Num país como o nosso, o bom seria aproveitar para usar biometano para expandir a disponibilidade do gás no interior, e agregar valor a resíduos da atividade agropecuária.
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