Scania R410 GNV na Maroni

               

Esse Caminhão vem dando o que falar desde a última Fenatran e a chegada dele em uma empresa de grande porte como a Maroni era inevitável.

Um Caminhão incrível em seu desenvolvimento, utiliza sistema de ciclo Otto no propulsor, ou seja, faz a queima usando velas de ignição, igualzinho ao seu carro movido a gasolina.

Para acomodar seus oito  cilindros de gás, quatro de cada lado do chassi totalizando 230m³ dando uma autonomia de cerca de 500km, ele possui um enorme entre eixo de 3.900 milímetros.

           

Por conta da concepção do motor, é impossível o uso de freio motor, tendo a ajuda do Retarder para auxiliar na frenagem.

Bom. Detalhes do Caminhão, você consegue encontrar facilmente na internet, inclusive na página oficial da Scania.

Mas o que eu quero comentar aqui, é a operação interessante que a Maroni encontrou pra fazer uso desse veículo único.

Como eu comentei com amigos esses dias, a realidade dos combustíveis alternativos é um caminho sem volta, e o meu amigo Givago disse uma coisa interessante, que no futuro próximo, as frotas serão compostas por caminhões com diversas fontes de energia.

E um belo exemplo vem da Maroni, onde ela tem uma grande frota de caminhões, incluindo boa parte de Scanias, e esses permanecerão consumindo Diesel, mas os movidos a gás, podem ter seu espaço nessa operação, onde o caminhão da foto está, na operação CDA do Carrefour, realizando entregas nas lojas ao redor de SP e capital.

Sem dúvida, o emprego desse tipo de veículo nessa operação se torna muito interessante, rodando nos grandes centros poluindo menos, emitindo menos ruído, trazendo uma imagem mais amigável da sociedade e ficando de  acordo com a autonomia menor do gás em comparação ao Diesel.

Local ao redor de São Paulo para abastecimento não será um problema e recentemente, fiquei sabendo que dois exemplares irão realizar uma operação dedicada para a JBS entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, mostrando que a versatilidade do caminhão pode ser ainda mais explorada.

É isso aí, em breve, vou tentar pegar mais informações sobre o desempenho do caminhão na operação com os meus amigos da Maroni.

Obrigado e até logo.

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1 Comentários

  1. Num país como o nosso, o bom seria aproveitar para usar biometano para expandir a disponibilidade do gás no interior, e agregar valor a resíduos da atividade agropecuária.

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